No mês que destaca a importância do combate à violência contra a mulher, relembramos que por meio de uma iniciativa do Governo do Ceará e a Prefeitura Municipal de Aracati, o Carnaval da cidade contou com uma tenda lilás para denúncias de violência e/ou importunação contra às mulheres.
A cor lilás foi escolhida pelo movimento por simbolizar a luta contra a violência e em memória de mulheres que sofreram tão cruéis atos. O lilás simboliza respeito e, por esse motivo, esse tom foi escolhido para colorir o mês da campanha de conscientização pelo fim da violência na rua ou doméstica, muitas vezes ocasionando feminicídios.
O espaço de acolhimento de mulheres e recebimento de denúncias – que foi instalada em Aracati, cidade de grandes corredores da folia – funcionou durante o carnaval com acolhimento, atendimento psicossocial e da Polícia Civil, além de distribuição de material com orientações. Esta ação tem sido realizada pelo governo desde 2023, por meio da Secretaria das Mulheres e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Inclusive, esteve presente na maior micareta fora de época, o Fortal 2024, entre outros eventos.
Presenciou um caso, use o Disque Denúncia: 180 ou acione da Política Militar: 190.