Os novos integrantes do Agente Jovem Ambiental (AJA), do Quilombo Córrego de Ubaranas, em Aracati, receberam os fardamentos do programa nesta quinta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano. O evento contou com presença da titular da pasta, Mirela Holanda Albuquerque, de AJAs veteranos que deram boas vindas ao novos AJAs. Também presente, o coordenador do programa na Região Leste, Abelardo Diógenes.
Após o ato de entrega, o coordenador, acompanhado dos AJAs, foi conhecer a comunidade quilombola, onde os jovens colocarão em prática os Planos de Ação Comunitária (PAC) elaborados por eles. De acordo com o coordenador, um PAC será realizado na Casa das Sementes, “ um projeto que cadastra agricultores e armazena sementes variadas – feijão , melancia, melão, arroz e etc.– em garrafas de litro eque doadas para os agricultores cadastrados que após a safra, devolvem em dobro o que receberam como doação”.
Também está previsto pelos novos AJAs, a realização de oficina de brinquedos com materiais recicláveis e um PAC voltado para horta medicinal, na escola local. Atualmente, a comunidade Quilombo Córrego de Ubarana é composta por 80 famílias que vivem da agricultura. Na localidade existe um patrimônio datado de 1927, a Igreja de São José, a segunda Igreja mais antiga do município de Aracati.
O Programa AJA
O Programa Agente Jovem Ambiental (AJA) é uma política de Estado, criada pelo Governo do Ceará, por meio da Lei 17.383/2020. Executado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), tem como objetivo estimular o protagonismo juvenil para cerca de 10 mil jovens, em todos os 184 municípios cearenses, na defesa do meio ambiente. Saiba mais sobre o AJA em: https://www.sema.ce.gov.br/projetos-e-produtos/programa-agente-jovemambiental/.