A Prefeitura do Aracati esclarece o decreto 17/2023, que refere-se exclusivamente aos serviços de transporte oferecidos por empresas que comercializam passeios em veículos motorizados nas áreas de duna.
“Isso significa que os passeios em veículos particulares, sem finalidade comercial, também conhecidos como off-road, não estão sujeitos a multa e outras penalidades, desde que respeitem todas as leis de trânsito vigentes e sigam as mesmas trilhas estabelecidas para buggys e quadriciclos credenciados”, explica a prefeitura.
De acordo com o Cel. Werisleike Matias, Secretário de Segurança do município: “Equipes de off-road não estão sendo impedidas de realizar o passeio, pelo contrário, a única coisa que estamos colocando é que seja comunicado ao Demutran. O próprio dono da pousada ou gerente do hotel podem fazer isso. Cabe a nós do Demutran e da Guarda Municipal fiscalizarmos para que não fuja da rota a ser seguida ou até mesmo para questão de impacto ambiental”, destaca ele.
O decreto tem como objetivo viabilizar, da melhor forma, o fluxo de veículos, evitar acidentes, mantendo a integridade de nativos e turistas, e minimizar possíveis impactos ambientais.
“Passeio seguro é com transporte credenciado! Os motoristas são treinados e os veículos passam por vistorias para garantir a segurança dos passageiros. Ao utilizar esses serviços, você também contribui para a economia local”, finaliza a gestão municipal.






