Sinal News
  • Conecte-se
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Sem Resultado
Ver todos os resultados

Aracati é destaque em edital de iniciação tecnológica com projetos do IFCE

Projetos do campus foram classificados na primeira etapa

28 de junho de 2021
A A
Aracati é destaque em edital de iniciação tecnológica com projetos do IFCE

Foto: Vitor Honório/IFCE

Nesta segunda-feira (28), foi publicado o resultado final da seleção interna que contemplou o campus de Aracati em 2º e 3º lugares dentre os campi do IFCE na primeira etapa do edital de Apoio à Iniciação Tecnológica com foco no ensino de programação aplicada, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/Ministério da Educação.

“Esse resultado corresponde à seleção dentre os projetos inscritos pelo IFCE. Na próxima etapa concorrem todos os Institutos Federais do país classificados na primeira etapa.  Ao final do processo, serão selecionados 60 projetos, que vão receber a quantia de R$90.083,33 para despesas com infraestrutura e bolsas”, explica o instituto.

Robótica educacional

Possibilitar a iniciação tecnológica no ensino básico da região através do ensino de programação aplicada à robótica educacional. Trata-se do principal objetivo do projeto do campus de Aracati classificado em 2º lugar, coordenado pelo professor Alexandro Lima Damasceno. Ele elenca, entre os objetivos específicos, o propósito de capacitar os alunos para o ensino de programação de computadores e microcontroladores; capacitar alunos (monitores) para inserir a robótica como instrumento de auxílio ao ensino básico; possibilitar que alunos e professores de ensino básico dos municípios possam aprender conceito e prática de programação e robótica; possibilitar o desenvolvimento da cultura do “Aprender fazendo” como metodologia de ensino para alunos da rede municipal de educação.

Cultura Maker

O segundo projeto contemplado possibilita a iniciação tecnológica no ensino básico da região através do ensino de programação aplicada, por meio de metodologias ativas baseadas em problemas. Conforme explica o professor Mário Moreira, coordenador do projeto e diretor-geral do campus de Aracati, para atingir esse objetivo a iniciativa “busca apresentar aos alunos do Ensino Fundamental de escolas do Litoral Leste cearense, bem como professores/servidores municipais, conceitos e conteúdos de programação aplicada para computadores e microcontroladores”.

Outro objetivo desta pesquisa, acrescenta Mário Moreira, é “apresentar para alunos e professores/servidores municipais a Cultura Maker, através do Laboratório de Ensino Maker (LEMA) do campus, inserindo esta cultura como instrumento de auxílio ao ensino básico nas escolas”. Busca-se, ainda, possibilitar aos alunos e professores de ensino básico dos municípios parceiros a aprendizagem de conceitos e práticas de programação através de metodologias ativas e cultura Maker. Ele considera que estes objetivos possibilitam também o desenvolvimento da cultura do “Aprender fazendo” nos mesmos moldes do outro projeto selecionado.

Elinaldo Rodrigues – Campus de Aracati

 
 
 
Fonte: Com informações do IFCE/Campus Aracati
Tag: aracatidestaqueifceiniciaçãotecnologiatecnológica
Postagem anterior

Itália e Espanha suspendem exigência de máscaras em locais públicos

Próxima postagem

MC Don Juan diz que sofre preconceito mesmo rico e no topo das paradas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recentes

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

8 de dezembro de 2025
O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

O Agente Secreto e Wagner Moura são indicados ao Globo de Ouro

8 de dezembro de 2025
Pequenos negócios respondem por 71% dos empregos criados até setembro

Empresas devem antecipar 13º salário para 19 de dezembro; data oficial cai no sábado

8 de dezembro de 2025
Sinal News

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se