A praia de Canoa Quebrada, em Aracati, Litoral Leste do estado, se destaca dentre as suas atividades turísticas com a prática do voo de parapente, modalidade que chegou ao Brasil através do suíço Jerome Saunier.
Nascido em 1963, Jerome mora hoje com sua família na famosa praia conhecida internacionalmente e desenvolve há anos a prática do voo livre. Começou voar de asa-delta com 20 anos, logo em seguida conheceu o inventor do parapente e passou a praticar.

Em 1987 o suíço fez se primeiro voo no Rio de Janeiro e na ocasião iniciou a história desta atividade no Brasil. Em 1988 realizou a primeira vez o voo no Ceará, em Maranguape, e posteriormente trouxe a modalidade para Canoa Quebrada.
“Hoje existe associação de pilotos nessa praia, citada em exemplo nacional em termos de organização e colaboração com a prefeitura local. A associação é submetida a uma excelente lei municipal ajudando a administrar a atividade”, explica Saunier.
O pioneiro da modalidade no Brasil será homenageado na Galeria Histórica do Voo Livre da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL), pela notória importância ao desenvolvimento do esporte. “Seu legado, fruto de dedicação, talento e mérito, contribui para que o Brasil seja mundialmente reconhecido como uma potência no voo livre”, destaca a CBVL.







