Nos últimos meses, marés mais altas têm provocado avanço da água sobre a faixa de areia em várias praias do Ceará, gerando erosão visível e atingindo estruturas próximas à costa. Municípios como Icapuí (nas praias de Peroba e Picos), Aracati (em Canoa Quebrada), Beberibe (Prainha do Canto Verde e Uruaú), Cascavel (Balbino/Caponga) e Aquiraz (Prainha) figuram entre os locais que enfrentam processos erosivos.
O Ceará já tem quase metade de seu litoral sob risco de erosão — segundo relatório do PCEC, 47,5 % da costa apresenta processos erosivos e 16 praias foram identificadas com alto grau de vulnerabilidade. A situação exige monitoramento contínuo, obras de contenção adequadas e políticas integradas de proteção costeira.
O deputado estadual Guilherme Bismarck inclusive já vinha chamando atenção para a pauta do meio ambiente na região. O parlamentar é a favor de mais investimentos para as secretarias ambientais e órgãos de fiscalização. “Sou a favor do desenvolvimento econômico, mas pautado no sustentável”, declarou ele.






