Seguindo os desdobramentos da última edição do Repórter Sinal, que trouxe uma discussão sobre o avanço do nível do mar e como isso vem impactando o litoral leste cearense, especialista explica sobre a ocupação nas dunas.
Uma das pautas abordadas é como o processo de erosão vem interferindo nas falésias de Canoa Quebrada, uma das praias mais conhecidas do município de Aracati.
Luiz Parente, Cientista Chefe da Funcap, explica que mesmo que os riscos de acidentes com pessoas que estão embaixo das falésias sejam pequenos, em termos de erosão é muito forte.
“Quando você coloca uma ocupação no topo dessas dunas, a água que você tinha fixado a ela acaba sendo bombeada e retirada para consumo. E quando fica mais seco, a areia fica mais friável e começa a afetar”, explica ele.






