A imagem do canal visível do satélite atualizada às 08h20 desta sexta-feira (20), mostra a presença de nuvens convectivas (associadas à chuva), próximas à faixa litorânea do Ceará, influenciadas pela atuação do sistema de brisa terrestre. No interior do estado, o céu varia de parcialmente nublado a com poucas nuvens. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), encontra-se posicionada entre 5°N e 6°N, fora do domínio da imagem de satélite.
Para hoje, há condições de chuva em todas as macrorregiões do Ceará, principalmente de forma isolada no interior. À tarde, a atuação da brisa marítima pode provocar chuvas isoladas, de curta duração e fraca intensidade no Litoral Norte, Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité, norte do Sertão Central e Inhamuns, e na Jaguaribana. À noite, áreas de instabilidade vindas do leste do Nordeste devem avançar sobre a Jaguaribana, Cariri e o centro-sul do Sertão Central e Inhamuns, ocasionando chuvas com intensidade variando de fraca a moderada.
Para sábado (21) e domingo (22), são esperados aumentos nos acumulados de chuva, especialmente nas macrorregiões da faixa litorânea, com destaque para o norte da Jaguaribana, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém. Na madrugada de sábado, também há condição de chuva com intensidade de fraca a moderada no centro-sul do Sertão Central e Inhamuns.
Destaca-se que as chuvas em alguns momentos podem vim acompanhadas com rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h, principalmente na faixa litorânea e regiões serranas do estado.
Em relação às temperaturas, os valores máximos devem se situar em torno de 34°C na Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns. As mínimas devem se situar de 18°C a 20°C na Ibiapaba, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.