O governador Camilo Santana e o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, inspecionaram, na manhã de hoje, a montagem das unidades de campanha do Hospital Geral de Fortaleza, maior hospital da rede estadual de saúde, localizado em Fortaleza.
Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador anunciou a construção de tendas anexas ao HGF, com capacidade para 103 leitos clínicos no total.
Os novos leitos estão sendo disponibilizados para atender pacientes com enfermidades não-covid e, com isso, abrir esse mesmo espaço dentro do Hospital para receber pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus.
O governador Camilo Santana enfatizou que o Governo do Ceará continua o esforço para ampliar a capacidade de abertura de leitos de UTI, tanto em Fortaleza como no interior, apesar do momento desafiador.

União para enfrentar a pandemia
Na live, Camilo Santana destacou o apoio que tem recebido de setores da sociedade para viabilizar a entrega dos leitos e outras medidas importantes no enfrentamento à Covid-19 no Ceará. “Agradecer às pessoas que têm sido parceiras nesse momento em que toda a sociedade cearense tem se unido com o objetivo de ajudar a salvar vidas.”
Papel de todos
O governador lembrou que, apesar do esforço coletivo para entregar novos leitos, existe um limite na ampliação de leitos. Já são mais de 3.600 leitos exclusivos em toda a rede estadual. “Mas tem um limite, até porque tem um limite por questão de equipes médicas, de profissionais, que muitas vezes estão exaustos, se dedicando 24 horas a essa pandemia. Por isso, a importância das medidas preventivas, do uso da máscara, evitar aglomerações e o isolamento social”.
O chefe do Executivo Estadual garantiu que continuará trabalhando exaustivamente para comprar mais vacinas, ampliar o atendimento na rede estadual de saúde e anunciar medidas para acolher e apoiar as famílias cearenses. “O Ceará tem feito um esforço enorme para ampliar o que for possível. O que nós ampliarmos para garantir o atendimento digno da população cearense, nós vamos fazer. Estamos todo dia aqui mostrando, às vezes não dá nem tempo de mostrar, porque a prioridade é abrir e atender o paciente, como ontem abriram no Hospital Leonardo (Leonardo da Vinci), como abriram lá em Tianguá. Tenho feito questão, eu e o secretário, de vir às unidades, agradecer o trabalho dos profissionais de saúde, que têm sido, repito, verdadeiros heróis nesse momento de pandemia. Todos nós cearenses temos que nos render e homenagear esses profissionais de saúde, mostrar a importância do SUS, do Sistema Único de Saúde, que atende mais de 80% da população cearense”, destacou.






