A Marinha realizará a Operação Jeanne d’Arc, entre 22 e 26/3, em Fortaleza-CE. O exercício, envolvendo o Brasil e a França, contará com 1.200 militares, sendo 600 brasileiros e 600 franceses. Trata-se de um dos maiores treinamentos militares no litoral nordestino. Nesse caso, as Forças Armadas francesas serão representadas pela Marinha Nacional Francesa (MNF) e pela 9ª Brigada do Exército da França, responsáveis por executar operações anfíbias naquele país.
As atividades na Capital Cearense ocorrerão nas seguintes regiões: Porto do Mucuripe, Praia de Pecém, Campo de Instrução Gen. Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Neto (CIGMT) e Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). Os exercícios serão executados com meios navais, terrestres, aeronavais e de fuzileiros navais de ambos os países, com destaque para a presença do Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), Porta-Helicópteros Anfíbio Mistral (L9013), a Fragata Surcouf (F711), a Bateria de Lançadores Múltiplos de Foguetes (LMF) ASTROS (Bia LMF) adaptada com o Míssil Antinavio Nacional de Superfície (MANSUP), embarcações de desembarque anfíbio da Marinha
Nacional Francesa, Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf), helicópteros UH-15 Super Cougar, além de outras dezenas de embarcações, viaturas leves e pesadas, dentre outros equipamentos militares da MB que evidenciam a capacidade expedicionária e anfíbia da Força.
Além disso, a Operação Jeanne d’Arc contará com o treinamento dos cadetes franceses da Escola de Aplicação para Oficiais, fortalecendo a cooperação internacional e contribuindo para a capacitação de futuros oficiais navais. A colaboração entre as duas marinhas permite o intercâmbio de conhecimentos e a experimentação de novas doutrinas e procedimentos, contribuindo para a evolução das capacidades operacionais de ambas as nações.