A pesquisa Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, apontou que os brasileiros ainda consideram os veículos tradicionais de imprensa como os mais confiáveis, no que diz respeito à credibilidade das informações.
Mesmo as redes sociais sendo o principal canal de acesso a informação no que tange à avalanche de notícias geradas, a população brasileira acredita que a credibilidade vale mais do que o alcance. O estudo sugere que a forma como as informações são disseminadas impacta a percepção de credibilidade.
De acordo com os dados coletados, a maioria dos entrevistados prefere se informar por meio de jornais impressos e portais de notícias online. Ainda conforme a pesquisa, a confiança no jornalismo profissional é fundamental para a formação de uma opinião pública informada.
“Convivemos com um volume tamanho de informações que nos sentimos emparedados, como que sufocados. Informação virou commodity”, ressalta a presidente da Ponto Map, Marilia Stabile.

Em números
• 74% dos brasileiros usam redes sociais para se informar, mas apenas 41% confiam nelas.
• O rádio lidera em credibilidade: 81%, mesmo com 47% de acesso.
• A imprensa impressa aparece com 68% de confiança.
• A TV aberta equilibra: 65% de acesso e 69% de credibilidade.
Credibilidade ligada a cinco pilares:
1. Uso de fontes confiáveis (51%)
2. Dados claros e objetivos (35%)
3. Qualidade do conteúdo (32%)
4. Profissionalismo dos jornalistas (31%)
5. Reputação e tradição do veículo (21%)
Já a desconfiança vem da:
• Falta de fontes (44%)
• Manchetes sensacionalistas (36%)
• Opiniões disfarçadas de notícias (34%)
• Viés político percebido (31%)