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Mídia tradicional ainda é vista como fonte mais confiável pelos brasileiros, aponta pesquisa

Estudo foi realizado pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker

28 de março de 2025
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Mídia tradicional ainda é vista como fonte mais confiável pelos brasileiros, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

A pesquisa Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker, apontou que os brasileiros ainda consideram os veículos tradicionais de imprensa como os mais confiáveis, no que diz respeito à credibilidade das informações.

Mesmo as redes sociais sendo o principal canal de acesso a informação no que tange à avalanche de notícias geradas, a população brasileira acredita que a credibilidade vale mais do que o alcance. O estudo sugere que a forma como as informações são disseminadas impacta a percepção de credibilidade.

De acordo com os dados coletados, a maioria dos entrevistados prefere se informar por meio de jornais impressos e portais de notícias online. Ainda conforme a pesquisa, a confiança no jornalismo profissional é fundamental para a formação de uma opinião pública informada.

“Convivemos com um volume tamanho de informações que nos sentimos emparedados, como que sufocados. Informação virou commodity”, ressalta a presidente da Ponto Map, Marilia Stabile.

Em números

• 74% dos brasileiros usam redes sociais para se informar, mas apenas 41% confiam nelas.

• O rádio lidera em credibilidade: 81%, mesmo com 47% de acesso.

• A imprensa impressa aparece com 68% de confiança.

• A TV aberta equilibra: 65% de acesso e 69% de credibilidade.

Credibilidade ligada a cinco pilares:

1. Uso de fontes confiáveis (51%)

2. Dados claros e objetivos (35%)

3. Qualidade do conteúdo (32%)

4. Profissionalismo dos jornalistas (31%)

5. Reputação e tradição do veículo (21%)

Já a desconfiança vem da:

• Falta de fontes (44%)

• Manchetes sensacionalistas (36%)

• Opiniões disfarçadas de notícias (34%)

• Viés político percebido (31%)

 
 
 
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