O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgou nesta segunda-feira (20), os números atualizados da economia do Ceará. A estimativa do PIB estadual para este ano é de 1,33%. Dentre os três setores que compõem o PIB (Indústria, Serviços e Agropecuária), o melhor resultado no Ceará ficou com Agropecuária, com crescimento de 7,70% em 2022, enquanto que o índice brasileiro foi de -1,7%. Serviços apresentou resultado positivo de 1,92%, contra 4,2% no nacional. A Indústria cearense caiu 6,28% no ano passado, contra 1,6% de elevação do índice nacional no mesmo ano.
Os números mostram que enquanto há uma queda no setor industrial no Ceará, o setor de Serviços vem ganhando cada vez mais força, sendo o Turismo um grande diferencial para o estado. Na categoria hospedagem e alimentação, por exemplo, o estado teve alta expressiva no ano passado de 16,81%. Pesquisa recente divulgada pela Setur mostra inclusive que a taxa de pretensão de retorno de turistas é de 95,6%, o que significa que nove em cada dez turistas que visitaram o estado, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, pretendem voltar.
Desta forma, podemos perceber que o município de Aracati, ao investir no turismo de eventos, está no caminho certo. Com a retomada destes após pandemia, a cidade não só movimentou a cultura, como os próprio setor turístico, consequentemente gerando renda para a população.
O carnaval deste ano, por exemplo, resultou aproximadamente em 1,5 mil vagas de trabalho geradas, em que inúmeras famílias tiveram oportunidade de gerar renda extra com a venda de bebidas e comidas (934 cadastrados), bem como exercendo funções relacionadas a montagem, produção, capatazia, logística, segurança privada limpeza, entre outros. Outro grande evento que podemos citar como exemplo é o Festival Gastronômico. Com mais de 80 expositores de múltiplos segmentos gastronômicos e mais de 50 apresentações artísticas em diversos espaços, o evento bateu recorde de público em 2022, trazendo mais de 20 mil pessoas para a Rua Grande, dobrando a expectativa da Prefeitura de Aracati.
O turismo de eventos acaba por gerar de forma indireta maior arrecadação de tributos. Isso por que a prestação de serviços e comercialização de produtos na localidade do evento haverá a arrecadação de impostos que justificam o investimento público, devolvendo os valores que foram investidos aos cofres públicos e aumentando a receita municipal.






