A Prefeitura do Município, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (SCDS), juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracati, preparou uma programação alusiva ao Maio Laranja de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Nesta terça-feira, dia 18, data alusiva à campanha, foi realizada no Centro de Aracati, de 09h às 11h, uma blitz educativa de conscientização, com adesivaço e entrega de panfletos informativos para chamar atenção da população para esta causa. “Gostaria de contar com o apoio e a participação de todos. Vamos nos unir e proteger as crianças e adolescentes de qualquer ato de exploração sexual”, destacou o secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social, Marcelo Porto.
A data, determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, surge em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual da Criança e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.
Ainda de acordo com a programação, todo dia desta semana, de 17 a 21 de maio, haverá uma participação ao vivo no programa Passando Geral da TV Sinal, trazendo pessoas e órgãos responsáveis por tratar do assunto. Nesta terça-feira, 18, o bate-papo foi com representantes do CREAS, a psicóloga Maria Juliana e o Orientador Social Josenilson Doddy.