segunda-feira, março 16, 2026
  • Conecte-se
Sinal News
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Sinal News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

800 novos professores são empossados para fortalecer a rede estadual do Ceará

Com esses, já são 3.300 professores chamados pelo Governo do Ceará após concurso da Seduc

9 de janeiro de 2023
A A
800 novos professores são empossados para fortalecer a rede estadual do Ceará

Foto: Helene Santos

491
SHARES
Compartilhar no WhatsappCompartilha no Facebook

Para a professora de Matemática Tuanny de Souza, de Campos Sales, no Ceará, a manhã desta segunda-feira (9) simboliza a concretização de um sonho e o início da jornada profissional. Tuanny integra o grupo de 800 novos professores empossados pelo Governo do Ceará. A solenidade de posse ocorreu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela; da secretária da Educação, Eliana Estrela; da titular do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel; e outras autoridades.

“A sala de aula foi o que me motivou a estudar Matemática. Hoje, tenho a alegria de, no início da minha carreira, ser professora dessa forte rede, que desponta nacionalmente”, comemorou Tuanny, que concluiu a graduação em 2018.

O Governo do Ceará convocou todos os aprovados no último concurso da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) para as 2.500 vagas ofertadas para provimento imediato, de acordo com as orientações do edital que regulamentou o certame, além de 800 aprovados no cadastro de reserva. Com isso, já são 3.300 convocados. Ao todo, são mais de 13 mil professores efetivos na rede estadual.

Em primeira palavra aos professores como governador do Ceará, Elmano de Freitas reforçou o compromisso com a educação em tempo integral e a valorização dos profissionais da rede estadual. “Nós temos orgulho de todo o trabalho que foi feito na educação do Ceará. A minha missão é fazer a educação do Ceará cada vez melhor. Nós vamos ocupar, com muita competência, dedicação e amor à juventude, a escola pública cearense. Está em nossos corações e mentes gerar o maior número de oportunidades para a nossa juventude. Por isso, nós queremos todas as nossas escolas em tempo integral, com tempo qualificado e condições de trabalho para professores. Isso permite que sonhos de famílias inteiras se realizem” afirmou.

O professor de Espanhol Romário Freire, natural de Alcântaras, Sertão de Sobral, levou toda a família para prestigiar o momento que, segundo ele, significa celebração coletiva e responsabilidade. “A palavra do dia é gratidão. Eu me emociono porque essa conquista foi muito esperada. Agradeço à minha família por todo o apoio. Sei da responsabilidade que é reforçar essa rede de sucesso, atuando na minha área, o ensino da Língua Espanhola”, ressaltou.

Também presente na solenidade, Eliana Estrela, titular da Seduc, explicou que os profissionais já vão atuar a partir do dia 23 de janeiro, com oficina pedagógica. “Novos profissionais para um time que é valoroso e aguerrido, que cuida, zela e educa nossas crianças e jovens. Competência têm de sobra”, complementou.

Além dos componentes curriculares do Ensino Médio e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), os professores exercerão atividades relacionadas à base diversificada do currículo, tais como: Projeto Professor Diretor de Turma; Núcleo Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS) entre outros.

Os bons resultados da educação pública do Ceará foram decisivos para que a professora de Química Marjorie Macedo, de Salvador, na Bahia, projetasse novos voos em terras cearenses. “Espero fortalecer e contribuir ainda mais essa rede que para nós, educadores, é referência nacional. Trabalhar aqui é um patamar profissional desejado por muitos. Espero que os professores continuem sendo valorizados para que, juntos, possamos conquistar mais vitórias para o Ceará”, registrou.

A posse nesta segunda-feira (9) cumpre o compromisso assumido pela ex-governadora Izolda Cela e pelo atual governador, Elmano de Freitas, que divulgaram a data no dia 26 de dezembro de 2022. A convocação, em setembro, e a nomeação dos profissionais aconteceu em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Izolda Cela, agora secretária-executiva do MEC, falou sobre a importância de apoiar professores para alcançar a transformação social desejada. “Os novos profissionais chegam a uma rede com níveis importantes de estruturação, que tem foco nos estudantes, e sentido de responsabilidade com o que é preciso entregar para as famílias e sociedade. [No Ceará] Eles não serão deixados na solidão da sala de aula. Temos aqui dinâmicas fundamentais para o desenvolvimento do bom trabalho. Nós precisamos de um país reconstruído, em busca de união. Cada um de nós, naquilo que estiver ao alcance, pode contribuir com o que é importante para nosso Brasil”, pontuou.

Presentes

Também compareceram à posse, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; o presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), Júnior Castro; a coordenadora-geral do Fórum Estadual de Educação, Ciza Viana; a presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Costa; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Ceará e nas Secretarias ou Departamentos de Educação e/ou Cultura dos Municípios do Ceará (Apeoc), Anízio Melo; e outras autoridades, entre deputados estaduais e federais e vereadores.

 
 
 
Fonte: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil
Etiquetas: cearáemposadosposseprofessores
SendShare196
Anterior

Cozinha do supermercado Damasceno, em Aracati, explode e deixa feridos, diz Corpo de Bombeiros

Próximo

Vina se aproxima do Fluminense

RelacionadoPostagens

Aracati recebe hoje núcleo especializado no enfrentamento à violência doméstica
Cidades

Aracati recebe hoje núcleo especializado no enfrentamento à violência doméstica

16 de março de 2026
0

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) segue ampliando sua política de proteção às mulheres e fortalecendo a rede de...

Veja maisDetails
Semana deve ser de tempo nublado e chuvas isoladas em Aracati, aponta INMET

Semana deve ser de tempo nublado e chuvas isoladas em Aracati, aponta INMET

16 de março de 2026
Projeto que autoriza spray de pimenta para autodefesa de mulheres é aprovado na Câmara

Projeto que autoriza spray de pimenta para autodefesa de mulheres é aprovado na Câmara

15 de março de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destaques
  • Recente
Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

Calixcoca: vacina brasileira contra dependência de crack e cocaína está prestes a iniciar testes em humanos

23 de fevereiro de 2026
Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

Saiba como será a Lua de Sangue na próxima terça-feira

1 de março de 2026
Prefeitura do Aracati realiza Seleção Pública Simplificada para área da Educação

Confira os cargos previstos para o Concurso Público de Aracati 2026

16 de dezembro de 2025
Lançado Edital para concurso púplico da Câmara Municipal de Aracati

Lançado Edital para concurso púplico da Câmara Municipal de Aracati

28 de janeiro de 2026
Receita paga hoje lote residual de restituição do IRPF

Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda começa na próxima segunda

16 de março de 2026
Ministra da Cultura defende investimento em arte e educação

Ministra da Cultura defende investimento em arte e educação

16 de março de 2026
Quando o uso da medicação contra a influenza é necessário? Entenda indicações

Quando o uso da medicação contra a influenza é necessário? Entenda indicações

16 de março de 2026
Canoa Quebrada se prepara para os JUBs Praia 2022

Atividades ligadas ao turismo geram cerca de 80 mil empregos formais em 12 meses no Brasil

16 de março de 2026

Categorias

  • Celebridades
  • Cidades
  • Colunismo Social
  • Cultura
  • De Última Hora
  • Diversão
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Moda & Beleza
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Principal1
  • Principal2
  • Principal3
  • Principal4
  • Principal5
  • Publicidade e Marketing Digital
  • Publieditorial
  • S.Vip
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo.

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Cidades
  • Saúde
  • Esportes
  • Turismo
  • Cultura
  • Celebridades
  • A Sinal
    • TV Sinal
    • Quem Somos
  • Colunistas

FUNDAÇÃO SINAL DE COMUNICAÇÃO - 2020