Com uma tenda montada no meio da fazenda Isaac 16, na localidade de Tábua Lascada zona rural de Aracati. Cerca de 100 agricultores participaram no sábado (19), do curso de cultivo orgânico de acerola em nossa região.
Representantes de cooperativas e membros da Agricultura Familiar desde o pequeno e o médio produtor trocaram experiências no manejo correto, e também sobre a atual situação do mercado no consumo da vitamina C, que está em alta em todo país e até no exterior.
Para cada hectare plantado, após o terceiro ou quarto ano do plantio, as fruteiras adultas chegam a produzir de 40 a 50 quilos de acerolas por planta ao ano, o que corresponde a uma produtividade média em torno de 20 a 25 toneladas por hectare.
A mão de obra especializada chega a empregar em média 15 pessoas por hectare, gerando emprego e renda para o nosso município.
O especialista em manejo orgânico e palestrante Valdecir Queiroz afirma que, “para ser orgânico o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere a sustentabilidade não só no aspecto produtivo como no social, ambiental e econômico. Isso demanda investimento em processos, nos trabalhadores da fazenda, suas famílias e entorno”, destacou ele.
Ainda segundo Valdecir, “a cidade de Aracati aparece hoje no mercado entre os grandes produtores de manejo orgânico e isso se deve ao incentivo dado através da atual administração municipal que tem auxiliado à Agricultura Familiar, os pequenos e médios produtores e investido cada vez mais na qualificação profissional, resultando na qualidade do produto”, enfatizou o especialista.
Para o proprietário da fazenda Isaac 16, Michel Dal Bo, esse primeiro encontro aqui em Aracati é apenas o início de um trabalho que ele pretende implantar em toda a região trazendo como base a agricultura orgânica e regenerativa.