Depois de um longo período em isolamento social, Alceu Valença finalmente voltou aos palcos. “De uma hora para outra, tive que interromper uma rotina que cumpro há muitos anos, viajando pelo Brasil e outros países”, ele diz. “Estar no palco para mim é a coisa mais natural do mundo. Tem gente que tem medo de palco, mas para mim palco é vitamina. Não há lugar no mundo onde eu me sinta mais em casa.”
Ele é uma das atrações do festival mineiro Meca Inhotim, que acontece no museu que dá nome ao evento, a cerca de uma hora de Belo Horizonte. Além de Valença, se apresentam no evento Caetano Veloso, a cantora Majur e a dupla Clara x Sofia. A edição deste ano marca o retorno do festival ao Instituto Inhotim, em Brumadinho, nos próximos dias 12, 13 e 14 de agosto, depois de ter duas edições adidas por causa da pandemia.
Ao lado de Caetano, que na ocasião vai completar 80 anos, Valença é a principal atração do Meca. O pernambucano, que tem na manga uma série de shows diferentes -mais roqueiro, acústico, com orquestra, de festa junina ou de Carnaval- diz que no festival vai mostrar sua versão mais completa.
Valença tomou a quarta dose da vacina contra a Covid-19 na última segunda, no Rio de Janeiro, e hoje se diz aliviado que o momento de reclusão parece estar ficando para trás. “A pandemia foi um momento dramático para todos. Perdi pessoas queridas. É um alento que agora possamos vislumbrar alguma volta à normalidade. Além de seguir todas as orientações da ciência, procurei manter a cabeça saudável e toquei violão como nunca.”
Show em Aracati
Em vídeo divulgado em suas redes sociais no último dia 22 de abril, o prefeito do Aracati, Bismarck Maia, confirmou Alceu Valença como atração dos festejos de São João no município.
“O Aracati cada vez mais feliz, o povo orgulhoso da sua terra”, reforçou o gestor municipal no anúncio do evento que acontece dia 24 de Junho.