O deputado Guilherme Bismarck (PDT) enalteceu, durante o primeiro expediente da sessão plenária presencial e remota da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (05), o trabalho da arquiteta e urbanista Glaucia Barbosa Pinheiro Maia, sua mãe, e a contribuição dela para melhorias urbanísticas em Aracati.
De acordo com o parlamentar, Glaucia Maia decidiu colaborar para a cidade “com o que há de mais belo na arquitetura, que é transformar a qualidade de vida das pessoas, através do planejamento urbano, paisagismo e obras que de fato transformem e gerem bem-estar nas pessoas”, destacou.
Entre as iniciativas voluntárias da arquiteta em Aracati estão a pintura do antigo letreiro da cidade, o plantio de plantas ornamentais em ruas e becos e a distribuição de vasos com plantas para moradores. “Isso mexeu com a autoestima do povo de Aracati, desenvolvendo um sentimento de pertencimento e cuidado dos espaços públicos. Conceito estudado por arquitetos e urbanistas, em que pessoas precisam se sentir parte de suas cidades para que possam cuidar dela, pois sabem que o poder público não pode cuidar de tudo sozinho”, observou.
A profissional, conforme o deputado, foi uma das homenageadas em uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza “em virtude do seu trabalho voluntário no Aracati”. “Em cada pedacinho de rua, em cada nova obra ou reforma de prédio público, a dra. Glaucia esteve presente, indo além do papel de primeira-dama, que, muitas vezes, fica somente no campo social”, disse.
O deputado De Assis Diniz (PT), em aparte, corroborou com a importância do trabalho desenvolvido por Gláucia Maia em Aracati, a valorização da qualidade de vida por meio da arquitetura e a influência que isso pode ter sobre o turismo e o bem-estar da população. “Que nossas cidades possam ter mais essa relação viva e humana consigo como a dra. Glaucia tem por Aracati”, elogiou.
Já o deputado Guilherme Sampaio (PT) destacou a necessidade de trabalhos sérios de arquitetos e urbanistas para a qualidade de vida das pessoas através “da infraestrutura urbana, que influencia na qualidade do ar, passa por questões ambientais e desenvolvimento planejado sustentável”.