Na última segunda-feira (24), dia de São João, a quadrilha foi reconhecida como manifestação da cultura nacional. De acordo com o Ministério do Turismo, as festas populares devem mobilizar mais de 21,6 milhões de pessoas, sendo que grande parte se concentrará no Nordeste, onde a tradição ganha dimensões expressivas. No município de Aracati, o São 2024 deve movimentar a cultura, a economia e o turismo da região, com três noites reunindo artistas do cenário nacional e local.
“Para os dias dos shows do nosso São João, a expectativa é a melhor possível. Acreditamos que haverá grande ocupação nas pousadas e muitas casas já estão sendo alugadas. Quanto às barracas de praia, acreditamos que devem receber muitos turistas durante o dia, assim como os restaurantes, tanto da sede quanto das praias. Tudo isso sem esquecer que os ambulantes cadastrados para atuar na arena também devem ter uma boa venda, assim como os supermercados, cabeleireiros e todo tipo de prestação de serviços que são muito procurados na cidade em dias de festa”, destaca Fátima do Carmo, secretária de Desenvolvimento Econômico de Aracati.
De acordo com o Sebrae, as Festas Juninas estão entre os principais atrativos turísticos do país e ressurgem como fator fundamental de recuperação econômica para dezenas de municípios, principalmente no Nordeste.
“A gente sabe que é um dever do Poder Público assegurar o direito às manifestações artísticas. E aí quando a gente fala da festividade de São João, a gente fala de uma das principais festas do nosso calendário aqui, da cultura e do turismo do Aracati. A gestão Bismarck Maia é comprometida com esse direito do cidadão e com o dever em incentivar a valorização e a difusão das nossas manifestações culturais, busca fazer parceria com o governo federal, o governo estadual, para poder garantir esse direito do cidadão”, ressalta Andresa Guedes, secretária de Turismo e Cultura de Aracati.
A chefe da pasta ainda elencou que compromisso é fazer uma coisa de qualidade, por isso o município busca contratar atrações de nível nacional, com o intuito de atrair um público significativo para a festa, garantindo a segurança, o conforto e a alegria do cidadão.
“A gente busca também fomentar a economia local, porque movimenta muito dinheiro. Essas festas têm o intuito de fazer essa divulgação, essa promoção da nossa cultura, mas também de atrair recursos para o nosso município. Então, para isso, a gente se organiza enquanto secretariado. Nessa segunda-feira, dia 24, dia de São João, nós estivemos reunidos para poder acertar todos os detalhes de organização para que garanta uma festa como todas as outras aqui no Aracati, uma festa de qualidade, uma festa com segurança. E a gente prevê que essa festividade traga para gente um público considerável, mais de 30 mil pessoas por noite, como foi no ano passado”, finalizou a secretária.