Além de toda a parte lúdica, a prática do esporte pode se tornar uma boa oportunidade de descobrir novos talentos. É o caso de Lorena Antônia Porto Carreto, de 9 anos, que integra o núcleo de Aracati da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mesmo tendo iniciado a prática há apenas 3 meses, a atleta mirim tem se destacado na modalidade, mais especificamente na etapa de corrida. Apesar da pouca idade, a garota já chegou a competir em provas de 5 quilômetros de distância, surpreendendo amigos, professores e familiares.
“A Lorena é atleta nata. Além de pedalar e nadar muito bem, na corrida ela já atinge boas velocidades e mostra bastante resistência nos treinamentos. Ela ainda é muito nova, mas, mesmo assim, já participou de provas em categorias superiores. Um exemplo recente é a medalha de bronze na categoria 18 a 21 anos da segunda edição da Corrida Siga-me”, relata o professor Maicon Oliveira, do núcleo de Aracati.

A jovem Lorena diz que se adaptou muito bem ao projeto e celebrou suas últimas conquistas. “Eu me sinto muito feliz em fazer parte da Escolinha, principalmente com meu desenvolvimento nesse período em que comecei no projeto. Antes eu já corria, mas aqui aprimorar minhas habilidades. Estou muito contente em saber que estou melhorando minha resistência e espero ir cada dia mais longe”, disse.
É importante frisar que a faz parte do processo pedagógico da Escolinha, atende crianças e jovens dos 7 aos 17 anos, o respeito às necessidades biológicas e as particularidades de cada faixa etária. Os profissionais buscam potencializar as valências individuais, mas, sempre com muito cuidado para que a duração e a intensidade do esforço não excedam a capacidade e os limites de cada aluno. “O mais importante de cada treinamento é sempre o aprendizado. A performance é algo pensado lá na frente, com o amadurecimento de cada aluno. Queremos que, antes de tudo, todos se divirtam e tomem gosto pelo que fazem”, reforça Maicon.
Sobre a Escolinha de Triathlon Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada em 2015 em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 1250 crianças e adolescentes em 24 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Sergipe.

A Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Aracati tem execução da Federação de Triathlon do Estado do Ceará e Instituto Escolinha de Triathlon com apoio da Prefeitura do Aracati e é viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte e Governo Federal.






