O Anuário do Ceará edição 2024-2025 destaca as cidades que estão no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), a partir de quatro grupos populacionais, de acordo com o número de habitantes. A listagem estabelece os melhores desempenhos administrativos entre os municípios cearenses.
A determinação do índice segue 13 indicadores, divididos em quatro requisitos: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência. O cálculo do ICGM corresponde à média aritmética desses indicadores a partir de valores padronizados que variam de 0 a 1. Sendo assim, quanto mais próximo de um, melhor a gestão do município.
Aracati ocupa a terceira posição no segundo grupo, formado por cidades com população acima de 50 mil habitantes e menor que 100 mil. O município fica atrás somente de Granja e Tauá, respectivamente.
Para o diretor-geral do Ipece, Alfredo José Pessoa de Oliveira, a importância desse levantamento é “realizar uma análise comparativa dos municípios cearenses, através da qualidade de gestão pública”, bem como, “propor subsidiar, com evidências, a gestão pública para a tomada de decisão em políticas e promover uma competitividade saudável entre os municípios”.