A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE) ao projeto de lei (PL 2476/22) que insere a Festa do Morango do Distrito Federal no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo.
A Festa do Morango do DF tem como objetivo aprimorar a produção de morangos e fortalecer o setor de agronegócios de Brazlândia. Sua inserção no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo tem por objetivo dar mais visibilidade e caráter nacional a este importante evento, realizado todos os anos no Distrito Federal.
Para o relator da matéria, o evento já é uma das festas mais tradicionais do Distrito Federal, muito caro à população local e à colônia japonesa, e tem a capacidade de atrair grande número de visitantes, impulsionando a economia e causando impacto cultural significativo. “A inserção da Festa do Morango do DF no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo terá o condão de dar muito maior visibilidade a toda a gama de eventos a ela associados, contribuindo para a sua continuidade e ampliação a cada nova realização”, afirma Eduardo Bismarck.
O universo dos produtores de morango no DF envolve mais de 350 produtores, muitos dos quais com origem na imigração nipônica, característica que permeia a culinária e os eventos associados à festa. Na ocasião, o público pode provar e comprar, não só a fruta, como também alimentos derivados, doces, geleias, licores, sucos, bolos e tortas, além de realizar visitar os campos de cultivo e colher a fruta direto do pé. Também pode conhecer a Morangolândia, onde o morango é o destaque, e conta ainda com exposição agropecuária, shows musicais e parque de diversões.
A matéria será em seguida apreciada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta tramita sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões, quando não é necessária a votação pelo plenário da Casa para aprovação do projeto.