O município de Aracati promove a Festa do Vaqueiro, no próximo domingo (20), dentro dos festejos do São João 2025. “Um dia de celebração à cultura sertaneja, com forró pé-de-serra, feijoada, cavalgada pelas ruas da cidade e apresentação musical na charmosa Rua Grande”, destaca a prefeitura.
O evento homenageará a vida e a história do Sr. Raimundo, o vaqueiro mais antigo vivo no município aracatiense, símbolo de resistência, sabedoria e tradição.
“Reúna a família, coloque seu chapéu de couro e venha fazer parte dessa linda festa que é orgulho do nosso povo! Nos encontraremos no domingo (20), a partir das 11h”, convida a gestão municipal.
Confira programação

Sobre o homenageado
Sr. Raimundo Bernardo de Arruda nasceu no dia 28 de maio de 1940 na Cidade de Russas – CE, filho de Luiz Arruda da Silva e de Laura Bernardo de Arruda. Aos 14 anos, começou sua trajetória como vaqueiro pegando boi no mato. Com 20 anos, casou – se com a sua primeira esposa Francisca Raimunda de Arruda, no qual tiveram cinco filhos, Arlindo de Arruda, Alan de Arruda, Mº Marluce de Arruda, Mª Marlene de Arruda e Marlete de Arruda.
Aos 36 anos se tornou vereador na cidade do Palhano e legislou entre 1976 a 1982. Foi vice-presidente do Sindicato na cidade, sendo um grande sindicalista e político. Casou-se pela segunda vez com a Maria Margarida Ferreira de Sousa, no qual tiveram dois filhos Alex Ferreira de Arruda e Albanir Ferreira de Arruda (vaqueiro de vaquejadas).
Sr. Raimundo trabalhou mais de 20 anos como gerente em fazendas principalmente na Ilha dos Veados em Aracati. Logo depois, veio sua terceira esposa, Lucileide da Silva de Arruda, há três meses falecida, com ela teve uma filha, Leiliane Silva de Arruda.
Atualmente, Sr. Raimundo tem 85 anos e mora em seu Rancho, no Bairro do Pedregal – Aracati, ao lado dos filhos. E hoje, é o vaqueiro mais antigo entre nós.






