Dando início ao calendário de promoção anual, o Ceará esteve presente em duas feiras internacionais realizadas neste mês de janeiro. Foram elas: a Feira Internacional Vakantiebeurs, na Holanda, entre os dias 12 e 15 de janeiro, e a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), na Espanha, entre 18 e 22.
De acordo com Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, além da promoção, as feiras e eventos nacionais e internacionais são importantes pois possibilitam a realização de reuniões e rodadas de negócios significativas para o impulsionamento do turismo. “A presença do Ceará faz parte da estratégia de divulgação como destino turístico de referência no Brasil. Nosso objetivo junto aos operadores internacionais é reforçar a existência de uma excelente oferta turística, com meios de hospedagem, restaurantes, cultura e entretenimento, além da expansão da malha aérea para receber cada vez mais visitantes no menor tempo possível, o que faz toda a diferença”, explica.
Com um estande próprio, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE) apresentou aos visitantes as novidades do trade e as potencialidades do estado, com destaque para a diversidade em atrativos e seu extenso litoral. Em uma localização privilegiada, o espaço encantou os visitantes a partir da exposição de muitas riquezas possíveis de serem encontradas no Ceará, como o artesanato do Mestre da Cultura Espedito Seleiro, as rendas de Aracati e bolsas de palhas, produzidas de forma manual por artesãos cearenses.
Vakantiebeurs
Realizada entre os dias 12 e 15 de janeiro, na cidade de Utrecht, a Feira Internacional Vakantiebeurs concentra grande influência no mercado europeu. Com 50 anos de realização, a Vakantiebeurs é uma das mais importantes feiras internacionais de turismo da região do Benelux, que compreende Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. Ao longo dos dois dias de programação, participaram profissionais de viagens e imprensa, além do público geral interessado.
Fitur
Já a Fitur, realizada no Instituto de Feiras da capital da Espanha, é considerada ponto de encontro global para os profissionais do setor. A Feira é considerada a líder para os mercados receptivos e emissores íbero-americanos. Na programação, tanto os destinos expositores como o público geral aproveitam as ferramentas para favorecer contatos e fechar acordos comerciais.