O último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, aponta que o município de Aracati teve o saldo positivo de 251 novos postos de trabalho no mês de julho de 2023. O número de contratações com carteira assinada (464) superou o de demissões (213).
De acordo com dados do Governo do Estado, o nível do emprego formal atingiu o total de 1.268.693 empregos com carteira assinada no Ceará. Considerando os municípios cearenses, além da Capital, Fortaleza (3.209), se destacaram os municípios de Eusébio (359), Caucaia (343), Aquiraz (282), Aracati (251) e Maracanaú (228).
Ainda conforme o Caged, o setor que mais se destacou em Aracati foi o Comércio, seguido de Construção e Agropecuária.

Vale destacar que julho é um mês de férias, portanto acabou movimentando bastante o Comércio neste período, o colocando como o setor que mais gerou empregos.
Ressalta-se ainda que esses números se referem a empregos com carteira assinada registrados no Caged. Aracati é um município que vem despontando significativamente no empreendedorismo, por exemplo, desde a criação de novos empreendimentos até a movimentação de ambulantes a partir do turismo de eventos, bastante em alta na cidade.
Ceará
O Ceará teve o maior saldo de empregos do Nordeste em julho. O número de contratações com carteira assinada (47.597) superou o de demissões (41.107), resultando um saldo positivo de 6.490 novos postos de trabalho.
Dentre os setores que mais se destacaram no estado estão Serviços, Comércio e Construção Civil.