A gestão pública municipal de Aracati divulgou em seus canais oficiais sobre o monitoramento das praias nos dias 30 e 31 de janeiro (domingo e segunda, respectivamente). Além disso, informou da participação do município em reunião junto à Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (SEMA).
“Mais uma vez nossas equipes percorreram e monitoraram todo litoral do Aracati, não identificando nenhum fragmento de óleo/piche em nossas praias. Até sábado haviam sido recolhidos cerca de 70 quilos de óleo/piche”, afirma o comunicado.
Representantes da Prefeitura do Aracati participaram de reunião de alinhamento para definir protocolos sobre a aparição de resíduos de óleo no Litoral do Ceará. A reunião foi convocada pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará – SEMA e participaram a Marinha do Brasil, demais órgãos governamentais e da sociedade civil, junto com dezenas de municípios litorâneos do Ceará.
“Ainda não se tem informação de onde ou por quê reapareceu óleo em nossas praias, porém a SEMA, com toda sua equipe técnica e cientistas está analisando o material recolhido para uma posterior resposta à esta questão”, enfatizou a nota da Prefeitura.
A prefeitura informa, ainda, que suas equipes continuarão monitorando suas praias todos os dias.