Uma vitória na Justiça garantiu mais uma importante obra de melhoria da logística e qualidade de vida da população aracatiense, pois liga a artéria viária mais extensa da cidade, a Duque de Caxias, com o Rodoanel.
A Duque de Caxias, que já é a principal via para as comunidades Maloca (N. Sra de Lourdes) e Várzea da Matriz, além de uma das mais importantes para o Centro, será ainda mais vital para o Aracati após a conclusão da estrada Beirada-Canoa, facilitando o deslocamento para Canoa Quebrada, bem como de quem vem por Mossoró.
Além da ligação viária, a gestão municipal fará também um manilhamento triplo para escoamento da água do canal, beneficiando todas as residências ao longo do dique.
Ação judicial
Uma ação iniciada pela empresa Compescal impediria que fosse feita esta importante ligação e por consequência, atrasaria o desenvolvimento das comunidades afetadas e não promoveria a valorização da área.
A área é habitada e não possui construções da referida empresa, ou seja, não haverá prejuízo para a Compescal nem despesas com realocações de pessoas. Na área de litígio, há um canal de escoamento do dique, o que impede uso comercial ou construção de outras estruturas pela Compescal, empresa que alega ser proprietária da área.
O que diz a população
Dona Alice, moradora da Várzea da Matriz há 30 anos, disse que somente nos últimos anos é que o bairro tem sido lembrado pela administração pública. Ela relembra que em época de inverno o sofrimento era grande.
“Agora, com a ligação da Duque de Caxias ao Rodoanel, vai dar até pra fazer caminhada”, ressaltou a moradora.