Será lançada nesta semana a campanha ‘Aracati no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, que tem como propósito chamar atenção para esta discussão tão importante na sociedade, através da conscientização da população.
A Prefeitura do Município, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social (SCDS), juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracati, preparou uma programação alusiva ao Maio Laranja de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual infanto-juvenil.
Programação
A campanha inicia a partir desta quinta-feira (13), com Tribuna na Seção da Câmara de Vereadores, em formato virtual, às 16h, com a participação do Presidente do CMDCA, Ir. Edvaldo Ferreira de Lima, e do Secretário da SCDS, Marcelo Porto.
Na sexta-feira (14), será feita uma live de lançamento oficial da campanha, no Teatro Francisca Clotilde, a partir das 9h, transmitida pela Prefeitura do Aracati e pelo Sistema Sinal, com a participação do Secretário, do CMDCA, Prefeito, Conselho Tutelar e Rede de Proteção a Infância e Juventude.
“Esse ano novamente teremos que inovar para conseguir proteger nossas crianças e adolescentes. Para dar visibilidade à campanha, fizemos intervenções decorativas com a temática em ambas entradas da cidade, faremos uso da tribuna da câmara abordando o assunto, participaremos dos programas da TV sinal explicando as políticas relacionadas à proteção da criança e do adolescente e faremos uma live dia 14 de maio as 9hrs transmitida pela página da Prefeitura Municipal de Aracati e pela página da TV Sinal. Ainda faremos também uma blitz educativa no dia 18 de maio e gostaria de contar com o apoio e a participação de todos. Vamos nos unir e proteger as crianças e adolescentes de qualquer ato de exploração sexual”, explicou o secretário Marcelo Porto.
De 17 a 21 de maio, dando continuidade às atividades referentes à campanha, haverá todo dia da semana uma participação ao vivo no programa Passando Geral da TV Sinal, trazendo pessoas e órgãos responsáveis por tratar do assunto, como o Presidente do CMDCA, CREAS, Conselho Tutelar, Selo Unicef e Secretaria de Educação.
“Essa campanha vem somar aos nossos esforços de proteção dos direitos de nossas crianças e adolescentes. A iniciativa de realizar uma semana de atividades em nossa cidade garante uma maior visibilidade sobre esse tema, que é tão importante, e convida a toda a população a unir forças e dizer, não, a toda forma de violência contra crianças e adolescentes, de modo específico, a violência sexual. Esse tipo de violência, fere não somente o corpo, mas a dignidade desses sujeitos, que estão em desenvolvimento. É dever de cada um de nós proteger nossas crianças! Participem conosco dessa campanha!”, convidou o Ir. Edvaldo, presidente do CMDCA.
Parabéns por abordarem um tema tão delicado. Precisamos cuidar de nossas crianças e adolescentes