A cidade de Aracati recebeu o Selo UNICEF – Edição 2021-2024, uma conquista que reafirma o compromisso do município com a qualidade de vida e os direitos das crianças e adolescentes. A certificação atesta que as políticas públicas da assistência social, saúde e educação são inclusivas, de qualidade, em prol da coletividade e salvam vidas. Este ano foram 2020 municípios de 18 estados da federação brasileira e o Aracati foi um dos ganhadores .
“Municípios que recebem o Selo UNICEF melhoram mais em vacinas, permanência na escola e fortalecimento dos sistemas de proteção. 923 cidades, onde vivem mais de 8 milhões de meninas e meninos de 0 a 19 anos, avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas e conquistaram o Selo UNICEF”, explica Júnior Ribeiro, articulador municipal do Selo UNICEF em Aracati.
De acordo come ele, para chegar a estes resultados, os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e metal de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.
“Todas essas cidades participam do Selo UNICEF, uma iniciativa do UNICEF destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos de muito trabalho, essas 923 cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências”, completa o articulador.
Em suas redes sociais, o prefeito Bismarck Maia agradeceu a conquista: “Gratidão pela oportunidade, vivemos o tempo de maior prosperidade de nossa história”.