Na noite desta terça-feira (29) moradores de Canoa Quebrada, em Aracati, foram surpreendidos com uma torre geradora de energia eólica em chamas em meio às dunas. O parque eólico de Canoa Quebrada pertence a empresa CPFL Energia Eólica e foi inaugurado em 2008, onde há a transformação da energia do vento em energia útil.
O equipamento que apresentou defeito é um aerogerador SUZLON. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) da região de Aracati foi acionado para impedir que outras torres fossem atingidas pelo incêndio.
Várias pessoas fizeram registro de fotos e vídeos, que acabaram viralizando rapidamente nas redes sociais. Em um dos vídeos que a redação da Sinal teve acesso, os moradores aparentam estar aflitos com a situação e com receio de uma possível queda da estrutura.
Técnicos da empresa devem iniciar ainda hoje (30) um levantamento para contabilizar os prejuízos. Segundo pessoas ligadas ao parque eólico, ouvidas pela redação, não houve vítima, e somente depois de uma perícia técnica será possível conhecer as causas do incidente.
Veja um dos vídeos que registra o sinistro.






