O programa Repórter Sinal trouxe na última edição uma discussão sobre o avanço do nível do mar e como isso vem impactando o litoral leste cearense.
Uma das pautas abordadas é como o processo de erosão vem interferindo nas falésias de Canoa Quebrada, uma das praias mais conhecidas do município de Aracati.
“A tendência como está, ou seja, as informações que tivemos, que foi 10m no último ano, mostra uma erosão aceleradíssima”, destaca Luiz Parente, Cientista Chefe da Funcap.
Para o professor e pesquisador da Labomar, Paulo Henrique, devido aos processos marinhos, podemos sim ter ondas de ressaca que vão afetar a estrutura da falésia.
Ele explica sobre o processo de solapamento, onde as ondas batem na base da falésia e vai escavando essa base, criando pequenas aberturas, e isso faz com que, na medida que esse espaço vai sendo aberto, a parte que fica sobre ele pode desabar.












