Afinal, do que é feito um carnaval com 100% de sucesso?
Certamente da apresentação de artistas nacionais e regionais renomados e que “entregam” tudo na avenida, caso de Ivete Sangalo, Pedro Sampaio, Felipe Amorim, Xand Avião, Mari Fernandes e outros.
E também é feito de artistas locais. Mais de uma centena de músicos aracatienses subiram nos trios e palcos para se apresentar e deram todo o seu melhor, animaram a galera, vibraram, fizeram lindos encontros de trios e foram projetados para trabalhos fora do Aracati. Sim, porque Aracati é vitrine e todo mundo quer estar nesta grade de atrações.
Um carnaval 100% necessita de planejamento musical: Aracati abriu e fechou os dias oficiais de carnaval com chave de ouro, com os dois artistas que têm o primeiro e o segundo lugar nas paradas de músicas mais ouvidas nacionalmente – Macetando e Poc Poc.
Mas também alegrou a todos com músicas antigas e marchinhas tocadas nos pré-carnavais pela cidade e na tradicional festa da Rainha e Rei Momo, que foi mais do que especial este ano, na encantadora praça da Matriz.
É feito de desfile de escolas de samba, blocos, cordões, charangas, maracatus do povo aracatiense e do respeito e apoio às tradições culturais da cidade. Neste item, cabe uma nota especial ao belíssimo trabalho da Liga Aracatiense de Blocos e Escolas de Samba de Aracati – LABES, que, em parceria com a Prefeitura entregou um Carnaval Cultural e uma Festa da Rainha e Rei Momo à altura da cidade.
Um carnaval 100% é feito de organização antecipada e avaliações diárias, contratação dos melhores equipamentos, como trios elétricos e palcos, etc. Mas também, é feito de gente que opera com maestria todos estes equipamentos: São os Produtores de trio elétrico e das Arenas do Carnaval, do Carnaval Cultural, dos Coordenadores da Arena Mela-Mela, dos Apresentadores, da equipe de Comunicação, das Secretárias e Secretários que fizeram tudo dentro da sua área de competência.
Um carnaval 100% é realizado com planejamento detalhado de cada possibilidade e isso se reflete diretamente nos resultados finais. Planejamento na saúde: Nas arenas, que receberam entre 300 e 400 mil pessoas/dia, o saldo de atendimento por dia não passou de 80/dia e todos sem gravidade.
Na Segurança, foram registradas menos de 10 ocorrências durante todos os dias de carnaval oficial e sempre por pequenas intercorrências. Ainda na segurança, a proibição de venda e entrada de vasilhame de vidro, garantiu uma arena limpa de cacos, limpa de garrafas e propícia ao divertimento descontraído.
Planejamento do Meio Ambiente, com recolhimento de mais de 10 toneladas de latinhas, garrafas pets, vidro e outros e também planejamento de infraestrutura em todas as áreas como iluminação pública, estrutura de vias, limpeza, abastecimento de água, além do credenciamento e distribuição dos vendedores ambulantes de comida e bebida nas Arenas.
Todo este planejamento só pôde ser executado por equipes comprometidas em fazer o melhor carnaval. Foram dezenas de profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos, motoristas, vigilância epidemiológica e sanitária, entre outros. Centenas de membros das forças de segurança, como as Polícias Militar e Civil, os Bombeiros, a Guarda Municipal, as Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
Os recicladores, que trabalharam todas as noites para garantir o recolhimento e a destinação adequada aos resíduos recicláveis e que merecem todos os aplausos, assim como os técnicos e profissionais da Seinfra e Iquama que cuidaram de cada detalhe para assegurar a melhor experiência de todos.
Aracati é um carnaval 100% pela cidade toda. Canoa Quebrada de sábado a terça recebeu os blocos locais arrastando não só a comunidade como também os turistas. Em Santa Teresa, Córrego dos Rodrigues, Majorlandia, as festas foram um grande sucesso e sempre dentro de ambiente familiar.
Grande sucesso ainda foi a Arena mela-mela. Um exemplo de organização e segurança, a arena mela-mela ficou superlotada todas as tardes, permitindo aos brincantes diversão em ambiente seguro.
Um carnaval 100% é um carnaval que se preocupa com todas, todos e todes. Por isso, o Beco da Diversidade, conhecido como Beco Mix, tem uma estrutura própria, com palco, bares, segurança e decoração para o folião se sentir tranquilo em ambiente alegre e festivo.
A preocupação com a mulher também teve lugar especial. A Tenda Lilás, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, criou um espaço para atender de forma humanizada e acolhedora, mulheres com ameaça de violência durante todos os dias do carnaval, com a presença de psicólogas, assistentes sociais, escrivã, delegada de polícia, PMs femininas e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social do Aracati e da Secretaria da Mulher do Ceará.
Na Economia
Além de alegria, descontração, segurança, inclusão social e grandes artistas, o carnaval do Aracati teve a maior geração de emprego e renda de todo o Litoral Leste e Vale do Jaguaribe.
Segundo previsão da SETUR/CE foram gerados 10.500 empregos temporários em Aracati nos dias do carnaval.
Foram mais de 1.500 pessoas trabalhando somente no perímetro das Arenas oficiais do carnaval. Destes, haviam quase mil vendedores ambulantes de bebida e comida, mais de 200 pessoas somente na produção dos trios, entre coordenação, produção e cordeiros. Nas arenas haviam ainda os apoios, a segurança privada, os fiscais, entre outros.
Geração de renda também no aluguel de centenas de casas particulares, tanto na sede quanto nas praias. Em média quase 89% dos leitos das pousadas e hotéis na cidade toda foram ocupados. Isso sem contar a gigantesca comercialização dos supermercados, mercadinhos, bodeguinhas, lojas de roupas, oficinas mecânicas, restaurantes e todo tipo de comércio da cidade, incluindo também 200 topics e vans credenciadas para fazer o translado dos foliões.
A previsão da Secretaria de Turismo do CE é de uma receita turística de 234,5 milhões no carnaval 2024, ou 51,9% a mais em relação ao ano anterior, com um público diário de mais de 484 mil pessoas.
O carnaval 100% do Aracati é feito de todos estes importantes grandes detalhes muito bem cuidados pela atual Gestão da Prefeitura Municipal. É feito com apoio do Governo do Estado do Ceará e de patrocinadores importantes como a empresa a Coca-Cola, por exemplo.
E, mais importante, também é feito de um povo alegre, educado e hospitaleiro, que sem dúvida nenhuma fez a grande diferença durante todos os dias.
Desta forma, o carnaval de Aracati se reafirma, mais uma vez, como o maior e melhor do estado do Ceará e um dos maiores do Brasil.
Por Fátima do Carmo, Secretária de Desenvolvimento Econômico do Aracati






