O Governo do Ceará deu posse, na tarde desta terça-feira (22), a 153 novos soldados que serão incorporados ao CBMCE, instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os novos bombeiros militares, sendo 138 homens e 15 mulheres, atuarão tanto em Fortaleza, quanto no interior do Estado.
A solenidade aconteceu no Quartel Central da corporação, com as presenças do governador Camilo Santana, da vice-governadora, Izolda Cela, e do secretário da SSPDS, Sandro Caron.
Com a posse dos novos soldados, o efetivo do Corpo de Bombeiros contabiliza agora 1.831 profissionais, o maior efetivo da instituição desde a sua fundação, em 8 de agosto de 1925. Com o incremento, o Estado passa a contar com mais reforço no combate a incêndios e nas operações de buscas e salvamentos.
Na solenidade de posse, Camilo Santana, destacou a bela missão abraçada pelos militares. “A minha palavra é apenas de agradecimento ao Corpo de Bombeiros do Ceará, que é uma das instituições mais respeitadas pelo povo cearense. Portanto, merece de nós todo o reconhecimento do trabalho e da dedicação de salvar vidas. Isso mostra o compromisso com o aumento do efetivo e dos serviços prestados e a importância que vocês têm”, disse.
Na solenidade, houve ainda a entrega do Certificado do Mérito Intelectual aos primeiros lugares do Curso de Formação de Soldado Bombeiro Militar. As comendas foram entregues a José Ronald de Araújo Faustino (1º lugar), Fernando Allyson Sousa Fonteles (2º lugar) e José Rafael de Sousa (3º lugar).
Candidatos aprovados em concurso da Sefaz Ceará tomam posse
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) realizou, nesta terça-feira (22), no auditório do órgão, em Fortaleza, a solenidade de posse dos candidatos aprovados no concurso público de auditor fiscal. Os novos servidores serão lotados em Fortaleza.
A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, deu boas-vindas aos novatos e ressaltou que o concurso da Sefaz foi pioneiro na aplicação da política de cota racial. “Este é um momento absolutamente histórico para a nossa secretaria. Este foi o primeiro concurso estadual com cotas para pessoas negras, uma ação afirmativa em que acreditamos plenamente. Acreditamos, sim, em um ambiente com mais diversidade”, disse.
A solenidade contou com a presença dos secretários executivos da Fazenda, Fabrízio Gomes (Tesouro Estadual e Metas Fiscais) e Sandra Machado (Planejamento e Gestão Interna).