A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil, e no Ceará a situação não é diferente, com os “hermanos” figurando entre os cinco principais mercados que mais enviam visitantes ao estado. Esse cenário é favorecido pela conexão aérea direta entre os dois destinos, com dois voos semanais operados pela GOL.
A partir de dezembro, essa frequência aumentará para três voos semanais. O voo adicional será operado até 7 de março, partindo de Buenos Aires, às sextas-feiras, à 1h30 (horário local), com chegada em Fortaleza às 7h15. O retorno ocorrerá às terças-feiras, com decolagem às 17h de Buenos Aires e pouso previsto no Aeroporto Internacional de Fortaleza às 22h45.
Com esse reforço na alta temporada, a expectativa é de aumentar o número de visitantes argentinos no Ceará. Para alcançar esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), participou da Feira Internacional de Turismo (FIT) em Buenos Aires, que ocorreu de 28 de setembro a 1º de outubro. O evento reuniu tanto o público final, como turistas, quanto agentes, operadores e compradores internacionais.
No estande “Ceará Fascinante”, marca promocional do Estado, o artesanato cearense foi um dos destaques, junto aos tradicionais destinos de sol e mar, que são os mais procurados pelos argentinos no Brasil. Outra estratégia da Setur foi a promoção de rotas turísticas, com foco especial em destinos conhecidos pela prática do kitesurfe.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, esteve presente na abertura da feira e destacou o interesse dos argentinos no estado, especialmente no primeiro trimestre do ano. “Hoje, a Argentina está entre os cinco principais mercados emissores de turistas para o Ceará. No começo do ano, temos uma forte presença de argentinos, por isso estamos muito focados na promoção e capacitação, não só dos guias que acompanham os turistas, mas também da nossa equipe local, para que os visitantes se sintam em casa”, afirmou.
O secretário executivo do Turismo, Jonas Dezidoro, também participou do evento e reforçou a importância dessa oportunidade. “Essa é uma excelente chance para promover o nosso turismo e, ao mesmo tempo, gerar novas possibilidades de emprego e renda para o povo cearense. Nosso estande tem atraído muitos visitantes, e é sempre um prazer recebê-los”, comentou.
Roadshows
Além da participação na FIT, as ações do Ceará para atrair mais turistas argentinos incluem roadshows nas principais cidades do país. A equipe da Setur esteve em Buenos Aires, nesta terça (1º). Em Córdoba, será nesta quarta (2) e, por fim, Mendoza, na quinta-feira (3). Além dos agentes locais, operadores turísticos argentinos também são convidados para os encontros.