Choveu em, pelo menos, 55 municípios do Ceará entre as 7h de domingo (21) e as 7h desta segunda-feira (22). Em conformidade com o cenário apontado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados foram concentrados no sul do estado.
O destaque do período foi o município de Quixelô, que registrou a maior precipitação, alcançando o maior acumulado já observado do município para o mês de dezembro dentro da série histórica da Funceme. As precipitações mais significativas também foram observadas em áreas do Cariri e do sul do Sertão Central e Inhamuns, reforçando a atuação das áreas de instabilidade sobre essa porção do território cearense.
Mais dados parciais:
Iguatu (Posto: RIACHO VERMELHO) : 88 mm
Farias Brito (Posto: CARIUTABA) : 82 mm
Quixelô (Posto: VILA ANTONICO) : 79 mm
Iguatu (Posto: ACUDE DO GOVERNO) : 78 mm
Iguatu (Posto: IGUATU) : 73 mm
Previsão do tempo
Nesta terça-feira (23), a tendência é de redução da nebulosidade em todo o estado. Ainda assim, podem ocorrer registros isolados, especialmente no sul do Ceará e em trechos da faixa litorânea durante a madrugada, além da porção noroeste no período da tarde.
As chuvas registradas e previstas estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está localizado sobre o estado da Bahia. A borda desse sistema favorece a formação de nebulosidade e a ocorrência de precipitações sobre o Ceará.



