Entre os dias 23 e 26 de outubro, o Ceará será palco do Sol Sertões Kitesurf, o maior rally de kitesurfe do mundo. O evento reunirá atletas de renome do Brasil e de outros cinco países – Portugal, Argentina, Suíça, Inglaterra e França – para uma competição que promete desafiar os limites dos velejadores e proporcionar um verdadeiro espetáculo ao longo do litoral cearense.
A prova tem início em Fortim e se estende até Preá, no município de Cruz, cobrindo cerca de 400 km de trajeto. Os participantes passarão por algumas das mais belas paisagens do estado, com paradas estratégicas em pontos turísticos como Aquiraz (Beach Park), Trairi e Itarema.
Dividido em etapas, a programação do primeiro dia inclui largada da foz do Rio Jaguaribe, em Fortim, até Aquiraz (Beach Park). No segundo e terceiro dia, os velejadores largarão do Pecém rumo à Praia do Guajiru, em Trairi. A grande final será no sábado, dia 26 de outubro, com o trajeto de Guajiru até Preá, onde os vencedores serão anunciados. Entre os destaques estão os cearenses Yaron Moura, de Jericoacoara, vice-campeão da competição em 2023, e Lorena Silveira, campeã do Desafio Leste Wing. O apresentador e esportista radical Fernando Fernandes, também participará da competição.
O evento conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). O estado é conhecido por seus ventos constantes e águas mornas, consolidando-se como um dos destinos mais procurados para a prática de esportes de aventura, especialmente o kitesurfe. Só no último ano, segundo dados da Setur, cerca de 226 mil turistas visitaram o Ceará com interesse nesse segmento esportivo. Desses, 60% apontaram o kitesurfe como a principal motivação, o que significa que a modalidade atrai 6 em cada 10 turistas desse nicho.
Ações sociais e ambientais
Assim como nas demais vertentes do Sertões, o Sol Sertões Kitesurf reforça seu compromisso social e ambiental. Durante o evento, serão realizados mutirões de saúde nos municípios de Itarema, Acaraú e Cruz (Preá). Além disso, o Concurso de Artes Sertões promoverá a educação ambiental, incentivando a participação de alunos das escolas locais com premiações para os melhores trabalhos.