I.A. – Inferioridade Artificial

De fato sou um entusiasta da história, de saber como sem nenhuma tecnologia construíram as pirâmides do Egito, a cidade de Machu Picchu, templos Hindus, bem como as pedras de stonehenge, da ilha de Páscoa e tantos outros mistérios que sempre geram teorias inúmeras.

Além dos monumentos, fica a admiração por tantas criações antigas vindas de Sócrates, Aristóteles, Sheakespeare, Da Vinci, Michelangelo, Hermes Trismegisto, Einstein, Beethoven, Bach, Confúcio e tantos outros.

E o que tudo isso tem haver com Inteligência Artificial?

Pois bem, todo o citado anteriormente vem acompanhado de uma certeza, alguém teve uma ideia e criou algo extraordinário que perpetua por séculos, que faz parte da humanidade pensar: “como pensaram nisso?” , “como nunca pensei nisso antes?” , “como isso foi parar aí?” e muitos outros questionamentos.

Fico muito receoso quando o controle de muita coisa fica ao apertar de um botão é muito poder para destinar a algo ou a alguém.

Fico ainda mais alerta com o crescimento gigantesco da tecnologia em tudo, o aumento exponencial de carros elétricos, de câmeras na cidade, de robôs dentro de casa, do dinheiro que vai virar digital, de celulares cada vez mais invasivos e tantas outras atrocidades.

O uso de tanta tecnologia está nos levando à desumanização e provocando um isolamento social na maioria das pessoas, isso em qualquer idade.

A tecnologia está tirando a memória das pessoas, quase não lembramos mais número de telefone, endereço, contas de cabeça e tantos outras funcionalidades que apenas fazíamos usando o cérebro.

Cérebro esse que sempre foi utilizado para criar algo que nos fizesse pensar e não para nos escravizar ou nos tornar cada vez menos humanos.

Assim, o ser humano quase não quer mais criar, desenvolver ou aperfeiçoar, já quer tudo pronto e mastigado.

Posso ser quase que um solitário nesse meu modo de pensar, mas essa I.A. que está cada vez mais presente na vida das pessoas, inclusive na minha, está chegando para inferiorizar o que temos de mais sagrado, nossa alma.

Porque as pessoas estão com uma dissociação cognitiva enorme, fugindo da realidade e se rendendo a tudo que é efêmero, pronto e resoluto, não há mais vontade de pensar em saídas, manda pra máquina que ela resolve.

E aqui nem adentrei na seara do desemprego em massa que tanta tecnologia causa, só observar os caixas de farmácias e supermercados, cada vez mais “autônomos” sem falar nas fábricas e empresas que utilizam a tecnologia a seu favor.

Como disse anteriormente, tanta tecnologia vai ficar ao controle de algo ou alguém e tudo isso pode direcionar a humanidade a ser guiada por quem “aperta” o botão, parece utópico, mas a utopia as vezes se materializa na realidade e aí já poder ser tarde.

Por vezes é necessário dizer o óbvio e aqui vai, não sou contrário ao crescimento tecnológico e aperfeiçoamento das coisas, mas apenas um atento ao que para mim a I.A. na verdade deveria ser conhecida como uma Inferioridade Artificial, e por consequência não darmos tanta atenção a algo que deve nos servir e jamais sermos um serviçal dela.

Papo de Quinta por Alex Curvello
Advogado – Presidente da Comissão de Direito Previdenciário OAB Litoral Leste Ceará
@alexcurvello

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Recupere sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.