Você tem fome de quê? De vida. De vida que pulsa, vibra, brilha, canta, come, bebe e brinda. Assim se encontra a Rua Coronel Alexanzito, mas conhecida como Rua Grande, no Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, que este ano chega a sua sexta edição cheio de gente, cores, luzes e sabores.
Caminhando pelo centro histórico durante os três dias de evento, podemos encontrar a pluralidade em cada espaço. O grande tempero é o povo. Toda aquela gente que fala alto nas calçadas, canta perto do palco, toma uns bons drinks, degusta os melhores pratos, aprecia os melhores chefes, dança nos bares, conversa nas mesas, sorri com os amigos, beija os amores… Ah, a Rua Grande vive! E fica pequena para tanta coisa que cabe ali.
E como nem só de comida se mata a fome, a cultura e arte também fazem parte do cardápio. Se de um lado temos o Museu Jaguaribano e o Espaço das Artes reunindo história e arte, do outro temos o Teatro Francisca Clotilde de portas abertas para aqueles mais ávidos pelo espetáculo. Mais à frente: a Praça Dr. Leite serve de palco para o nosso rico artesanato.
É claro que não podemos deixar de falar ainda da música que ambienta todo o festival. Seja no palco principal com músicos do cenário nacional, seja nos lounges com artistas da terra, seja no Aracaty Club resgatando o som de décadas passadas, respiramos música no seu mais literal vibrante conceito de ser.
Um evento capaz de misturar performances artísticas, bonecos gigantes artesanais, teatro de rua, orquestra municipal, regado ao sabor do caju, parece ter encontrado a fórmula certa de como colocar uma cidade pequena do litoral do Ceará na grande vitrine do empreendedorismo sustentável, turístico, cultural e histórico.