Nesta quinta-feira (27), através de um leilão realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela B3, a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A agora está responsável pelo Aeroporto de Aracati. A iniciativa prevê investimentos privados para a modernização de 19 aeroportos, incluindo o Aeroporto Regional de Canoa Quebrada em Aracati.
A previsão é de que seja investido um total de 42 milhões no aeroporto. O objetivo é modernizar a estrutura e garantir operação dentro dos padrões da ANAC.
A iniciativa é do Programa AmpliAR, criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), e tem como objetivo modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais no Brasil, especialmente nas regiões com maior déficit, como a Amazônia Legal e o Nordeste. A iniciativa visa melhorar a conectividade aérea em áreas remotas, integrando esses locais à malha aérea nacional e fomentando o desenvolvimento socioeconômico.
Por meio de parcerias com concessionárias privadas, o programa permite que essas empresas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários, em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou extensão dos prazos de concessão. O AmpliAR prevê investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em todo o país.














