A Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública (Recigp), foi lembrada na manhã desta segunda-feira (15), durante solenidade Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Na ocasião, a Controladoria geral de Aracati foi homenageada pelo sucesso na transparência. Recentemente Aracati recebeu o certificado enviado pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará referente a conquista do “Selo Ouro” no Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricom).
Aracati foi o primeiro município a ingressar na Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública em 2018. A homenagem levou em consideração a participação efetiva estadual de controle interno e em fazer parte da coordenação na primeira secretaria da Rede.
O evento, que aconteceu no Plenário 13 de Maio, atendeu a solicitação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), requerente da solenidade. O órgão tem a finalidade de compartilhar conhecimentos e soluções de tecnologia da informação voltados para a melhoria dos resultados institucionais e da administração pública.
O deputado Guilherme Bismark (PDT), na sua primeira sessão como parlamentar, presidiu a sessão solene e salientou a relevância do controle interno para os gestores. “O controle interno é um braço do Ministério Público. É o que vai auxiliar e ajudar que a coisa certa seja feita. Quando assumimos um papel público, temos o dever de fazer a boa política, e o controle interno facilita esse papel”, disse.
A controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, agradeceu a parceria do presidente da Casa e da primeira-dama, Cristiane Leitão, além das presenças dos controladores e servidores presentes. Sílvia Helena frisou ainda que, com o trabalho da rede, a grande maioria dos municípios passou por modernização e reestruturação. “A rede foi o motor de uma integração, um movimento positivo que tem por finalidade contribuir com a gestão pública melhorando os resultados entregues aos cidadãos”, reiterou.
Foram homenageados durante o evento representantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública; Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp); Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará; Ministério Público do Estado; controladores dos municípios de Sobral, Aracati, Caucaia, Cascavel, Horizonte, Alto Santo, São Benedito e Maracanaú, além da Controladoria e Ouvidoria Geral de Fortaleza.