Na tarde desta quarta-feira (8) foram definidos os confrontos da Copa do Brasil 2023. O estado do Ceará terá quatro representantes na primeira fase do torneio: Ceará, Caucaia, Iguatu e Ferroviário. O Fortaleza é o quinto cearense na disputa, mas só entrará na terceira fase da competição em razão da sua participação na Copa Libertadores.
O Ferroviário foi o primeiro time cearense sorteado, o Tubarão da Barra enfrentará o Resende, do Rio de Janeiro. Quem conseguir a classificação neste duelo espera o vencedor de Campinense-PB e Grêmio.
Na sequência tivemos o sorteio do Ceará, o time alvinegro terá pela frente a equipe mineira da Caldense. O possível adversário do ganhador desse confronto vem da partida entre Princesa do Solimões-AM e Ituano-SP.
Já o Iguatu, que herdou a vaga do Pacajus depois de um erro da Federação Cearense de Futebol na disputa da Taça Fares Lopes, vai medir forças com o América de Natal. O classificado do encontro entre o time cearense e o potiguar aguarda a decisão de Ceilândia-DF e Santos.
Representando a Região Metropolitana do Estado do Ceará, o Caucaia terá como adversário a Tombense, de Minas Gerais. O chaveamento faz o triunfador desse embate ficar de frente com Retrô-PE ou Avaí.
Formato da Copa do Brasil
As duas primeiras fases da competição são disputadas em jogo único. Na primeira fase, as equipes que possuírem a melhor posição no ranking da CBF jogam pelo empate, porém, fora de casa. Na segunda, em caso de empate, a decisão ocorrerá nos pênaltis, sem a disputa da prorrogação.
Nessa primeira etapa teremos a participação de 80 equipes. Na terceira fase 12 times se juntarão aos classificados, confira a lista:
Atlético-MG (Libertadores)
Fortaleza (Libertadores)
Flamengo (Libertadores)
Palmeiras (Libertadores)
Athletico-PR (Libertadores)
Internacional (Libertadores)
Corinthians (Libertadores)
Fluminense (Libertadores)
São Paulo (Brasileirão)
Cruzeiro (Campeão da Série B)
Sport (Vice da Copa do Nordeste)
Paysandu (Campeão da Copa Verde)






