Os municípios de Aracati no Litoral Leste do Ceará e Jijoca de Jericoacoara no Litoral Oeste, ambos conhecidos internacionalmente por suas praias de Canoa Quebrada e Jeri, adotam medidas ainda mais restritivas sobre a circulação de pessoas no carnaval por causa da pandemia do Novo Coronavírus.
Entre os dias 10 e 17 de fevereiro, período em que o carnaval seria realizado este ano, haverá barreiras sanitárias e até limitações ao horário de funcionamento do comércio nas cidades.
Em Aracati, a prefeitura publicou decreto com validade entre os dias 11 e 17 de fevereiro com as restrições adotadas. O comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas por exemplo estão proibidos. Bares e clubes também não poderão funcionar no período.
O município decretou também a proibição de qualquer tipo de festa em ambientes abertos ou fechados, inclusive em restaurantes e áreas privadas. Paredões de som e até mesmo caixas portáteis também estão proibidos em áreas públicas como praças e ambientes privados.
Restaurantes, barracas de praia, praças de alimentação, lojas de conveniência, comércio de rua, supermercados, lojas de autosserviços em postos só podem funcionar até às 20h. Mais informações no Decreto no. 014/2021 de 26 de janeiro de 2021. Clique aqui para acesso ao Decreto.
Já a Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara concentrou os esforços na Vila de Jericoacoara. Barreiras sanitárias vão impedir a entrada de qualquer pessoa que não more, não trabalhe ou não tenha hospedagem comprovada no local. As restrições vão ficar vigentes entre os dias 10 a 17 de fevereiro.
Os estabelecimentos comerciais vão ficar sob fiscalização. Eles vão funcionar em horários reduzidos e com aplicação de medidas sanitárias, como limitação de capacidade e isolamento social.
Quem desrespeitar as regras terá o estabelecimento fechado por sete dias, além de multa que pode chegar a R$ 75 mil. Em caso de reincidência, o fechamento passa a ser de 30 dias.