Em Sobral na região Norte do estado a prefeitura publicou decreto que determina o fechamento da rodoviária da cidade entre os próximos dias 11 a 18 de fevereiro.
Segundo decreto municipal “só será permitida a entrada de transportes coletivos oriundos dos distritos de Sobral em direção à sede”.
A prefeitura afirma que o objetivo da medida, é evitar o aumento no número de casos da Covid-19 no município.
Já em Paracuru no Litoral Oeste do Ceará, o decreto publicado pela prefeitura proíbe paredões e caixinhas de som em espaços públicos e restrição do consumo de bebida alcoólica para apenas em espaços privados da cidade.
Em caso de descumprimento das medidas relacionadas à poluição sonora, a administração do município aplicará multa de R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 50 mil para pessoas jurídicas.
O decreto ainda estabelece barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade. A partir desta quarta-feira (10), até o próximo dia 17, só será permitida a entrada de moradores, prestadores de serviços e pessoas que tenham hospedagem comprovada no município.
Na segunda-feira (01), a Prefeitura do Aracati lançou decreto que proíbe diversas atividades durante o período de 11 a 17 de fevereiro. Fica vetada qualquer tipo de festa em ambientes abertos ou fechados, inclusive em restaurantes e áreas privadas. Paredões de som e até mesmo caixas portáteis também estão proibidos em áreas públicas como praças e ambientes privados.
O comércio ambulante ou em banca/estrutura provisória de bebidas alcoólicas por exemplo estão proibidos. Bares e clubes também não poderão funcionar no período. Restaurantes, barracas de praia, praças de alimentação, lojas de conveniência, comércio de rua, supermercados, lojas de autosserviços em postos só podem funcionar até às 20h.
“Buscando evitar aglomeração na semana do carnaval, teremos barreiras fixas com “New Jersey” e barreira sanitária, com equipe da Guarda Municipal e o Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, nos acessos às praias e à sede do município. Com relação à fiscalização, que existe permanentemente na cidade, iremos intensificá-la por meio dos nossos fiscais do Instituto de Qualidade do Meio Ambiente – Iquama e da Vigilância Sanitária, com o apoio também da Guarda Municipal e da valorosa Polícia Militar do Estado do Ceará, que sempre participa das operações de carnaval com um grande efetivo”, destaca Fátima Carmo, Superintendente das Praias.
Outras cidades como Jijoca de Jericoacoara, Cascavel e Beberibe também já se mobilizam para impedir a festa.