Criadores de gado bovino do Ceará têm até o próximo dia 2 de dezembro para adquirir a vacina contra a Febre Aftosa nas revendas autorizadas e vacinar o rebanho. A orientação é da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), ligada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet).
O alerta se refere à segunda etapa da Campanha, iniciada dia 03 de novembro, e que torna obrigatória a vacinação para os animais com até 24 meses de idade. Nos primeiros 15 dias de Campanha foram vendidas 168.368 doses de vacina.
Os criadores também devem estar atentos à declaração dos animais vacinados e, como forma de evitar aglomerações, é recomendado que o processo seja feito virtualmente, pelo Portal do Produtor.
Basta entrar no site da Agência, pelo www.adagri.ce.gov.br, acessar a aba de Serviços e clicar no Portal do Produtor. Somente na impossibilidade de realizar o processo virtual que o produtor deve procurar uma das 40 unidades da Adagri, ou nos parceiros Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).
Antônio Kaminski Alves, Secretário Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos de Aracati, destaca a importância da vacina para o estado, essa segunda etapa é uma conquista, um grande avanço, pois somente os animais de até 02 anos de idade serão vacinados, o que gera uma economia aos criadores, pois essa parcela de animais representa 60% do rebanho.
Ainda segundo o secretário, o objetivo é retirar a vacina no estado, para nos tornar livre de aftosa sem vacinação a meta é atingir 90% do rebanho. O que representa uma importante conquista dos criadores do Ceará e ao longo desses anos vem cumprindo sua obrigação e atingindo os índices e isso é um grande avanço para a comercialização dos produtos de origem animal provindos do estado do Ceará.
Apenas um foco da Febre Aftosa, uma fazenda, por exemplo, é suficiente para que haja restrição ao mercado nacional ou internacional, de animais ou produtos de origem animal. A vacinação é a forma mais eficiente, prática e barata de prevenir.
Nos índices atualizados: Aracati teve 5,68% do rebanho vacinado até hoje (24), Beberibe 7,01%, Fortim 0,63%, Icapuí 0,82% e Itaiçaba 13,74%.