Nessa segunda-feira (05), o principal jornal britânico, o The Guardian, produziu um editorial tecendo críticas ao Presidente Bolsonaro. De acordo com o texto, o político coloca não só o Brasil em risco, como o planeta inteiro.
“A perspectiva do extremista de direita Jair Bolsonaro se tornar presidente do Brasil sempre foi assustadora. Era um homem com histórico de difamar mulheres, LGBTs e minorias, que elogiava o autoritarismo e a tortura. O pesadelo se revelou ainda pior na realidade”, diz a publicação, que ainda destaca a perseguição a críticos de seu governo e o aumento do desmatamento na Amazônia.
O texto ainda fala dos 60 mil brasileiros mortos em março por causa da pandemia da covid-19 e recorda que o presidente brasileiro já criticou o uso de máscaras, além de se posicionar contra as medidas de isolamento social e à vacinação.
O jornal ainda enfatizou diversos outros pontos, desde os esforços de Bolsonaro para permanecer no poder até o uso das forças armadas como ferramenta política pessoal.