Os três candidatos melhor avaliados nas pesquisas eleitorais do estado do Ceará estiveram em debate na noite desta terça-feira (27). O encontro foi promovido pela TV Verdes Mares, em Fortaleza.
Capitão Wagner (União Brasil), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT) discutiram sobre: infraestrutura, saneamento básico, recursos hídricos, habitação e políticas públicas pra o público LGBTQIAPN+.
O encontro teve mediação da apresentadora Taís Lopes, e o convite para os candidatos se deu conforme reapresentação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
O debate foi dividido em quatro blocos, de maneira bem tradicional. No primeiro e no terceiro as perguntas eram feitas livremente entre os candidatos; o segundo e o quarto com temas definidos em sorteio na hora do debate; e no final do quarto bloco os candidatos fizeram suas considerações finais, cujo conteúdo você confere abaixo, conforme ordem do debate.
Capitão Wagner (União Brasil)
“Queria agradecer ao Sistema Verdes Mares. Saúdo aqui os candidatos pelo bom debate. Olhar para o cearense nesse momento, que nos assiste e está indeciso em relação em quem votar. É muito importante que você lembre: padrinho político vem, pede o voto, mas se o governador for fraco, infelizmente você vai continuar sofrendo. Avalie os candidatos, avalie as suas biografias para você tomar essa decisão. A nossa candidatura começou em junho do ano passado. Eu andei em cada um dos 184 municípios cearenses. Eu tive a oportunidade de ir em distritos, como distrito de Sítio Alegre lá em Morrinhos, como eu fui lá na Palestina em Orós, como eu fui lá em Aiuaba; em todos os municípios cearenses. Eu queria agradecer ao povo cearense pelo carinho. Queria saudar aqui a nossa senadora Kamila Cardoso, que é candidata com o número 700 e pedir a vocês uma oportunidade para termos uma mulher nos representando no Senado. Eu queria deixar muito claro aqui que a ‘Era da Perseguição’ vai se encerrar no estado do Ceará. E eu queria deixar também um recado para você cearense: não perca a fé, não perca a esperança porque a hora da mudança chegou; a hora da renovação em que a gente vai ter sentado na cadeira de governador, o filho de um ex-agricultor de Orós, que foi criado na periferia de Fortaleza com muita dificuldade, que não precisou de padrinho para ser vereador, para ser deputado estadual ou para ser deputado federal. Meu padrinho é o povo cearense e, sem dúvida nenhuma, com a benção de Deus, eu queria pedir a oportunidade a vocês, e no próximo domingo digitar 44. Não tema. Você não vai precisar levar o celular para cabine e vai ter a sua liberdade”.
Elmano de Freitas (PT)
“Quero parabenizar o Sistema Verdes Mares. Quero saudar os demais candidatos, mas especialmente eu queria agradecer a você cearense pelo carinho que nós fomos recebidos numa caravana do 13, eu andando com o governador Camilo, nosso candidato ao Senado, e eu senti o carinho, a energia do povo e a fé. O Brasil tem jeito, e o Ceará tem lado. É o lado da esperança, é o lado da comida do prato, é o lado de oportunidade para todos. É quem abraça e apoia as mulheres. Eu sou o único candidato que tem uma vice mulher, com muito orgulho, preparada e que vai me ajudar demais a governar o estado do Ceará, que é a Jade Romero. Eu sou o único candidato que passei a minha vida toda ao lado do povo mais pobre do Ceará, seja como advogado, seja como deputado, seja como gestor. Essa é a minha vida ao lado do povo mais humilde do Ceará. E eu, como você, sabemos o que foi feito nos últimos sete anos e meio no Ceará. Na saúde, com hospitais regionais, no Vale do Jaguaribe, no Quixeramobim, o hospital que está sendo feito da Uece; da educação em tempo integral e o nosso estado que tem a melhor educação pública. Mas como você, eu também sei que ainda precisa muito. E eu quero pedir o seu voto. Domingo, nós vamos eleger Camilo senador. É 131. Nós vamos eleger Elmano governador, 13. E nós vamos eleger Lula presidente, 13. É o Ceará três vezes mais forte para fazer ainda mais por quem mais precisa. Por isso humildemente eu lhe peço o seu voto”.
Roberto Cláudio (PDT)
“Minha saudação aos candidatos e ao povo cearense. Minha gente, estamos chegando nessa reta final, com alegria, otimismo, confiança, esperança que vamos construir um capítulo novo na história do povo cearense. Eu estou ao lado do meu vice, Domingos Filho, da senadora Érika Amorim, para construir um ciclo novo de prosperidade, de novas pessoas e novas ideias, que valoriza a geração de 600 mil novos empregos, que cuide da saúde com o ‘Cuida Ceará’, para limitar o tempo de diagnóstico e tratamento, que possa criar os hospitais regionais, que possa avançar na educação e na capacitação para o trabalho dos nossos jovens, que possa trabalhar o fortalecimento e a interiorização da segurança pública. Minha gente, são três candidatos, mas há dois caminhos. O nosso caminho da experiência e da competência já comprovada enquanto prefeito de Fortaleza; do outro lado, dois candidatos com propostas vazias e sem nenhuma experiência administrativa. A gente pode, em eleger um deles, perder. Perder segurança e confiança porque esse estado pode mais. E é preciso que a gente possa unir o povo, liderar o Ceará por novos caminhos de um novo tempo. E é por isso que eu peço o seu voto, a sua confiança, a sua militância física e digital nas redes sociais, porque esse Ceará pode e vai ter mais votando 12 paro governo e votando Ciro 12 para presidente da República”.