Hoje (30) comemora-se o dia do Secretário Escolar, profissional responsável pela gestão administrativa da escola. Dentre as diversas funções, estão principalmente a responsabilidade por efetuar matrículas, registros, organizar históricos e despachar documentos, além de fazer atendimento aos pais e alunos. Ele também participa do planejamento escolar e da formação de turmas. São, portanto, colaboradores proativos e dinâmicos, tidos como órgão vital de uma escola.
Em apoio a este importante profissional, o Deputado Federal Eduardo Bismarck (PDT) está tentando aprovar o piso nacional dessa categoria com o Projeto de Lei 3817/ 2020. Apenas os professores possuem piso salarial que é anualmente ajustado, a ideia é que os secretários escolares também sejam valorizados e tenham o piso.
Segundo Eduardo, “hoje é o dia desse profissional tão importante no âmbito escolar. Os secretários escolares de todo o Brasil merecem reconhecimento e valorização por tudo o que fazem! Uma forma de fazer isso é aprovando o Projeto de Lei, de minha autoria, que conta com coautores convidados, e que institui um piso salarial nacional para essa categoria tão essencial.”
Confira um trecho do discurso do Deputado no plenário virtual da Câmara dos Deputados: