O Dia dos Namorados é a sexta data comemorativa mais importante do varejo no Brasil em relação à movimentação financeira. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o comércio varejista movimente R$ 2,59 bilhões de vendas em 2024. Caso a expectativa se confirme, o volume apresentaria um crescimento de 5,6% em relação à data de 2023.
A pesquisa aponta que o segmento de vestuário, calçados e acessórios está em destaque nas vendas na data, que deverá movimentar R$ 1,083 bi. O ramo tende a apresentar aumento real de 6,7% em comparação a 2023, que teve R$ 1,01 bi movimentados.Já o segmento de utilidades domésticas e eletroeletrônicos também deve alcançar vendas expressivas com relação às vendas totais, com estimativa de R$ 727 milhões ou 28%. O montante avança 3,2% no comparativo anual. Já as vendas de itens de farmácias, perfumarias e cosméticos tendem a avançar pouco (1,6%) e devem responder por pouco mais de 10% de toda a movimentação financeira esperada pelo setor de varejo.
O economista André Galhardo explica os motivos que sustentam uma melhora não só do Dia dos Namorados, mas em diferentes aspectos do comércio brasileiro.- redução da taxa de juros do país;
- melhora no mercado de trabalho, com mais pessoas trabalhando e volume maior de consumo;
- redução relativa da inflação.
“Não é que a gente esteja num ambiente deflacionário, com queda nos preços, mas a gente tem um avanço mais sutil dos preços. Com a inflação relativamente menor sobra um espaço um pouco maior dentro do orçamento familiar para que as famílias possam consumir outros bens além daqueles de primeira necessidade”, frisa André Galhardo.Segundo o economista, a expectativa é para um bom cenário no comércio brasileiro ao longo de todo o segundo trimestre em função dos três elementos citados acima.A pesquisa demonstra que parte da expectativa de avanço das vendas em uma data comemorativa pode ser atrelada ao comportamento recente do mercado de crédito, como a redução no comprometimento da renda das famílias, que atualmente está próximo a 30% – sendo no menor patamar em três anos –, bem como da redução dos juros das operações de crédito.
PropagandaUma pesquisa da Tunad, plataforma de Inteligência de Mídia, mostra aumento de pelo menos 10% nos investimentos em publicidade televisiva relacionados ao Dia dos Namorados em 2024. O levantamento considera as inserções publicitárias na televisão e as buscas realizadas por marcas no Google e abrange TV aberta de São Paulo e canais de TV paga.
O COO da Tunad, Ricardo Monteiro, destaca que a televisão é um caminho para compras online. Ele também menciona que os anúncios que mais aparecem no período da data comemorativa.
“A televisão é um dos fatores geradores de demanda. É natural que a televisão, ela vá levar a um grande aumento do número de pessoas online buscando alguma coisa que elas viram e lhes interessou. Agora, normalmente, no Dia dos Namorados, o que que a gente vê, olhando pelo tipo de anúncio que foi colocado no ar, normalmente o que a gente mais vê é perfume, é chocolate, flores”, diz.