Em um jogo tenso, neste sábado (10), o Manchester City venceu a Inter de Milão por 1 a 0 para conquistar o título inédito da Champions League. Rodri foi o autor do gol que fez o torcedor azul de Manchester/ING comemorar. Mas foi o brasileiro Ederson que garantiu o resultado para o time de Pep Guardiola, o goleiro se tornou o grande responsável pela conquista por suas defesas nos instantes finais da partida que aconteceu no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Ederson era o único brasileiro em campo, na história do torneio o último time que venceu a Champions sem contar com pelo menos um brasileiro em seu elenco foi o Liverpool na temporada 2004/2005. De lá para cá, todos os clubes que conquistaram o maior torneio de clubes do mundo contavam com brasileiros em seus plantéis de jogadores.
O jogo
Para quem imaginada um jogo fácil para o lado do City não viu isso dentro de campo. A Inter armou um esquema bem desenhado defensivamente com uma linha de três zagueiros (Darmian, Acerbi e Bastoni). Os três defensores acompanhavam a movimentação de Haaland para a bola não chegar no artilheiro do time azul.
A estratégia do técnico Simone Inzaghi deu certo durante boa parte do jogo. Quando De Bruyne pede para sair aos 36 minutos, em razão de uma lesão, tudo parecia que estava dando certo para a equipe italiana. Foden entrou no lugar do belga e começou a chamar a responsabilidade com o português Bernardo Silva.
Aos 22 minutos do segundo tempo, Akanji faz jogada pela direita, Bernardo Silva conseguiu receber e cruzar para trás. A bola contou com um desvio em Bastoni e sobrou para Rodri bater e vencer o goleiro Onana.
Nos minutos finais do jogo, a Inter chegou duas vezes para tentar empatar o confronto e forçar a prorrogação. Lukaku e Gosens tentaram, mas Ederson salvou o Manchester City nos dois momentos.
Fim do jejum e a conquista da tríplice coroa
Em 129 anos de história e em 14 participações na Champions League, essa foi a primeira conquista do Sky Blues do torneio continental. Anteriormente, a equipe chegou na decisão, mas perdeu para o Chelsea na temporada 2020/2021. O técnico Pep Guardiola já tinha vencido a competição duas vezes pelo Barcelona, nas temporadas 2008/2009 e 2010/2011.
A temporada do Manchester City foi perfeita. Além da comemoração na Liga dos Campões, os Citizens ainda venceram a Premier League e a Copa da Inglaterra.






