A corrida eleitoral já começou, porém a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão estão previstas para começar no dia 26 próximo.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou nesta quinta (18) oficialmente todas as informações sobre como se dará a propaganda nesses meios.
O rateio de tempo começa com cada candidato recebendo o mínimo de 20 segundos igualmente. O que passa desse tempo mínimo é dividido conforme a representação dos partidos e das coligações na Câmara dos Deputados. Ou seja, o partido que tem maior quantidade de deputados federais terá o maior tempo disponível.
Algumas indefinições jurídicas envolvendo as coligações acabou gerando um pequena mudança no rateio do tempo dos candidatos ao Governo do Ceará. O PSDB, que tem uma federação com o Cidadania, não conseguiu dispor de seu tempo para o PDT, do Roberto Cláudio. Já o Pros não teve seu tempo disponível nem para o PT, nem para o União Brasil, partidos que brigavam pela aliança.
Divisão do tempo
Capitão Wagner (União): 3min50
Elmano (PT): 3min37
Roberto Cláudio (PDT): 2min32
Chico Malta (PCB), Serley Leal (Unidade Popular), Zé Batista (PSTU): 20 segundos
Além desse tempo consecutivo existem as inserções, que aparecem no intervalo das programações das emissoras, onde o tempo é um pouco maior para cada candidato.
Capitão Wagner (União Brasil): 5min22
Elmano (PT): 5min04
Roberto Cláudio (PDT): 3min32
Chico Malta (PCB): 28 segundos
Serley Leal (Unidade Popular): 28 segundos
Zé Batista (PSTU): 28 segundos
Os dias das propagandas foram definidos conforme o cargo. Ficando da seguinte forma:
Às segundas, quartas e sexta-feiras, serão exibidas as propagandas para deputado estadual, senador e governador.
Às terças, quintas e sábados, serão as propagandas de deputado federal e presidente.
Sendo sempre nos mesmos horários: das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25 no rádio; e das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55 na televisão.













