Aconteceu na noite desta terça (06) o segundo debate entre os candidatos ao Governo do Ceará. O encontro foi promovido pelo Grupo Otimista e transmitido nas plataformas digitais.
Estiveram presentes Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT). Os candidatos mais apontados nas últimas pesquisas de intenções de votos.
Mais uma vez houve boa troca de propostas, bem como de acusações.
Segurança pública, corrupção, moradia, educação e mobilidade urbana, foram assuntos que concentraram esforços por parte dos candidatos que debateram durante quase duas horas.
Primeiro tema a ser discutido foi meio ambiente, Wagner respondeu que o plano é apoiar municípios na geração de energia limpa e crítica tributação. Roberto Cláudio defende saneamento básico como forma de evitar problemas com a saúde pública. Elmano defende governo de Camilo Santana (PT).
Cultura foi o segundo tema. Wagner promete utilizar pelo menos 1% do orçamento em cultura e crítica governo de Camilo. Elmano não utilizou seu tempo para falar de cultura quando perguntado.
Em seguida Elmano relaciona Capitão Wagner ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e se diz sucessor de Izolda Cela (sem partido) e Camilo.
Roberto Cláudio, na sequência, traz à tona a geração de empregos, garantindo pelo menos 600 mil novas vagas de trabalho, que serão puxadas por obras públicas.
Roberto Cláudio afirma que Elmano usa Camilo e Izolda, e que o petista não tem ideias e visão de futuro.
Já no segundo bloco o assunto inicial foi segurança pública.
Roberto Cláudio diz que as propostas de Capitão Wagner consistem em solução mirabolante, o pedetista quer melhorar as condições de trabalho dos policiais e ativar um hospital privativo da categoria.
Ainda sobre segurança, Wagner usa da ironia para atacar RC. Afirma o deputado que não irá chamar o Batman pra resolver o problema, nem o Pinguim (apelido dado por muito a RC).
Outro tema discutido foi política. Elmano puxa o assunto afirmando que Roberto Cláudio está sem apoios, citando ausência de Cid e Ivo Gomes.
A saúde veio à baila por iniciativa de Wagner. Disse o ex-policial que o Ceará foi o estado que mais perdeu vidas para a Covid-19. Elmano associou Capitão Wagner a Boksonaro, que, segundo ele, foi contra o isolamento social.
No terceiro bloco, Capitão Wagner volta a falar de segurança pública, relembrando casos de violência no estado e expondo sua busca no exterior por soluções.
Roberto Cláudio afirma que Capitão Wagner defende a liberação do porte de arma generalizada e reflete sobre o aumento da violência por conta disso.
Elmano utiliza seu espaço pra falar sobre cultura, quando havia utilizado seu tempo desse tema pra falar de outro assunto no primeiro bloco. Citando em seguida os feitos de Camilo Santana, dessa vez no que diz respeito a desigualdade social.
Capitão Wagner desenterra o Acquario Ceará, afirmando que vai criar um hub tecnológico no local. Elmano defendeu posicionamento de Camilo ao afirmar que o ex-governador agiu certo em não investir mais dinheiro público no projeto.
Roberto Cláudio põe na mesa o tema turismo. Ele reflete sobre gestões anteriores, ressaltando que existem dificuldades que ele pretende resolver.
No último bloco Wagner relembra promessa não cumprida de Camilo, de construir 95 mil casas populares no seu segundo mandato. Afirma que irá buscar recursos para construir novas casas.
Elmano volta com o tema saúde e promete finalizar o hospital da UECE, que segundo ele será o maior do Estado. Wagner diz que votou a favor do piso nacional da enfermagem e crítica STF por decisão que suspende a lei.
Roberto Cláudio fala sobre mobilidade urbana. Diz que haverá gratuidade no transporte público. Aproveitou para alfinetar Elmano, dizendo que sua madrinha, Luizianne Lins (PT) um caos nessa área.
No último bloco os candidatos fizeram suas considerações finais.






